A Bahia teve participação expressiva no maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado neste sábado (13). A mobilização reuniu hospitais universitários, unidades filantrópicas e serviços da rede estadual, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
A ação integrou o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o Ebserh em Ação, iniciativa que uniu esforços do Governo Federal, do Governo do Estado e dos municípios. Ao mesmo tempo, a estratégia reforçou o compromisso com a ampliação do acesso da população a procedimentos especializados.
Mais de 5,3 mil atendimentos em Salvador
Em Salvador, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) realizaram, juntos, mais de 5.300 atendimentos. Entre os serviços ofertados estiveram cirurgias, consultas médicas e multiprofissionais, além de exames laboratoriais e de imagem.
Além disso, as duas unidades integraram a mobilização nacional que promoveu mais de 52 mil atendimentos simultâneos em todo o país, consolidando a iniciativa como a maior já realizada pelo SUS.

Ação envolveu 12 unidades de saúde em diferentes regiões da Bahia
Contudo, no conjunto do estado, o mutirão envolveu 12 unidades de saúde, sendo 10 filantrópicas e dois hospitais universitários. As ações ocorreram nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Capim Grosso, Catu, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa.
Ao longo do fim de semana, a expectativa foi de realização de mais de mil cirurgias e mais de 2,5 mil procedimentos, o que contribuiu diretamente para a redução das filas de espera do SUS e para a descentralização da assistência em saúde no estado.
Hupes realizou mais de 2,2 mil atendimentos
No Hupes, foram realizados mais de 2.200 atendimentos. Desse total, 78 cirurgias já estavam agendadas nas áreas de urologia, pediatria, neurocirurgia, cabeça e pescoço e oftalmologia.
Além das cirurgias, a unidade realizou mais de 2.000 exames laboratoriais e 146 exames de imagem, incluindo tomografia, raio-X, ressonância magnética e densitometria óssea. Também houve oferta de exames laboratoriais por demanda espontânea, ampliando o acesso da população aos serviços.
Maternidade Climério de Oliveira ultrapassa 3 mil atendimentos
Na MCO, foram realizados mais de 3.000 atendimentos durante o mutirão. Entre os serviços ofertados estiveram ultrassonografia em todas as modalidades, mamografia e eletrocardiograma.
Além disso, a unidade disponibilizou consultas médicas em mastologia, planejamento reprodutivo, ginecologia e clínica, bem como exames preventivos de enfermagem, PEATE, triagem auditiva neonatal, atendimentos multiprofissionais e exames laboratoriais.
Sesab destaca integração entre os entes federativos
O subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, acompanhou o início do mutirão em Salvador, com visita ao Hupes. Durante a agenda, ele ressaltou a importância da integração entre as diferentes esferas de gestão.
“O programa Agora Tem Especialistas demonstra como a união entre Governo Federal, Governo do Estado, municípios, hospitais universitários e entidades filantrópicas amplia a capacidade de atendimento, fortalece a rede e permite reduzir as filas para cirurgias e procedimentos especializados, garantindo acesso efetivo à população baiana”.

Compromisso com assistência e formação em saúde
Segundo o superintendente do Hupes-UFBA/Ebserh, José Valber Meneses, a mobilização reforça o compromisso institucional com a assistência e o ensino em saúde.
“O Hupes-UFBA participa dos mutirões do Ebserh em Ação com números expressivos, que refletem avanços na qualidade do atendimento à população e no fortalecimento da formação dos profissionais de saúde”.
Da mesma forma, a superintendente da MCO-UFBA/Ebserh, Sinaide Coelho, destacou o engajamento das equipes.
“Atuamos de forma integrada para proporcionar à população o cuidado de que ela precisa e merece, reafirmando nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a assistência em saúde de qualidade”.
