Um Alerta Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) indica aumento de casos notificados de Covid-19 no mês de outubro. Segundo a Secretaria, em um intervalo de 5 semanas (24/09 a 28/10) foram registrados em média 45 casos por dia.
Ainda segundo a SESAB, na semana de 22 a 28 de outubro foram confirmados 645 casos, representando um aumento de 131,2% em relação à semana anterior, 15 a 21 de outubro, onde foram confirmados 279 casos. A nota ressalta que no mês de outubro foram registrados 5 óbitos pela doença.
Na variação média de novos casos nos 15 dias que vão até o dia 27 de outubro, há um aumento de 335,8%. Segundo a Vigilância Epidemiológica, essa análise da variação média é importante para evitar a interferência de situações pontuais nos dados, como o feriado do dia 12/10, já que muitos municípios decretaram ponto facultativo no dia 13/10. Isso representa um intervalo de 04 dias não úteis, ou seja, sem envio de informações.
CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO
O Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira (31) que, a partir de 2024, a vacina contra a Covid-19 fará parte do Calendário Nacional de Vacinação. A recomendação prioriza crianças entre 6 meses e 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
Como vai funcionar o esquema vacinal para cada um desses grupos?
Crianças de 6 meses a 5 anos: 3 doses com intervalo de 8 semanas entre a 1ª e 2ª doses e o intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª doses.
Grupos de risco: uma dose de reforço anualmente.
O QUE FAZER SE TESTAR POSITIVO PARA COVID-19?
As orientações do Ministério da Saúde para as pessoas que venham testar positivo para a Covid-19 é que:
1- Inicie o isolamento domiciliar imediatamente e este poderá ser suspenso, caso não haja mais sintomas, no 7º dia do início.
2- Se tiver acesso a teste de laboratório, o isolamento pode ser reduzido e suspenso no 5º dia completo do início dos sintomas, caso o resultado dê negativo. Use máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95, em casa e em público.
3- Evite aglomerações e o contato próximo com outras pessoas. A transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro e tosse.
4- Evite viajar durante o período de sintomas para prevenir a propagação do vírus.
5- Procure atendimento médico e siga as orientações dos profissionais de saúde para um cuidado adequado.
Lembre-se: o SUS oferece testes, acompanhamento de tratamento e assistência médica para casos de Covid-19.