Foto:Hupes/Classe Hospitalar
EDUCAÇÃO/HOSPITAL
Encontro Baiano sobre Atendimento Escolar em Ambiente Hospitalar e domiciliar
Evento gratuito com inscrições abertas e vagas limitadas
Por:Redação | 29/01/2024 às 09:38
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Estão abertas as inscrições para o IV Encontro Baiano sobre Atendimento Escolar em Ambiente Hospitalar e Domiciliar, promovido pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2024. As vagas são ilimitadas e, para participar, é necessário realizar o cadastro por meio do site do evento.

O Encontro, que será gratuito e presencial, tem como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, docentes, profissionais das áreas da educação e da saúde, usuários e familiares de pacientes.

Além de palestras e mesas-redondas, haverá submissões de trabalhos (artigos e pôsteres). Mais informações estão disponíveis na página do evento, e para esclarecer dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para [email protected].

O tema central é “(Des)Caminho na Política da Educação Hospitalar e Domiciliar no Brasil: Desafiando Fronteiras”. De acordo com a pedagoga Luciana Brasil, do setor de Gestão do Ensino, “o objetivo é discutir e refletir sobre a conjuntura real e legal da educação hospitalar e domiciliar, buscando propor caminhos para a efetiva garantia da continuidade da escolarização de estudantes em situação de adoecimento”,

O HUPES possui a Classe Hospitalar, que atende pacientes internados na Pediatria. Semestralmente, recebe estudantes para estágio e atua como campo de pesquisa para cursos de pós-graduação. A unidade elabora estratégias e orientações para possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão impossibilitados de frequentar a escola, temporária ou permanentemente, como ocorre nos casos de internação hospitalar.

“Constitui-se uma necessidade para o hospital, para as crianças, para a família e para a equipe de profissionais ligados à educação e à saúde, buscando recuperar a socialização da criança por meio de um processo de inclusão, dando continuidade à sua aprendizagem. Esta inclusão social será o resultado da retomada do processo educativo”, enfatizou Luciana Brasil.