Bahia

Foto: Divulgação

Enfermeiras criam boneca para acalmar paciente internada na UTI

HUMANIZAÇÃO

Brinquedo é produzido com materiais hospitalares no Hospital Regional da Chapada

Tempo de Leitura: 2 minutos

Para a equipe multidisciplinar do Hospital Regional da Chapada (HRC), o cuidado vai além das medicações e procedimentos. Na unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, ele se apresenta, também, em pequenos gestos que aquecem o coração e trazem mais conforto para o processo de recuperação do paciente.

Pensando nisso, a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital planejou uma forma de acalmar a paciente L.M, uma jovem de 17 anos que estava internada há 48 dias: uma bonequinha de pano com direito a laço e vestido. Para a produção do brinquedo, as profissionais utilizaram o que tinham acesso no momento e materiais que poderiam ser usado em ambiente controlado de uma UTI como gaze, esparadrapo e, claro, muito amor.

“A L.M é uma paciente especial, pessoa com deficiência, que estava internada conosco há mais de 40 dias. Prezando pelo cuidado humanizado e manutenção do estado psicológico e bem-estar da dela, a equipe de enfermagem produziu, manualmente, uma boneca para que a paciente pudesse interagir durante sua permanência. Aqui no HRC prezamos pela humanização do cuidado e acreditamos que a saúde é um estado de bem-estar geral”, contou a enfermeira supervisora da UTI, Alice Gomes.

 

Política de Humanização
A Política Nacional de Humanização (PNH), popularmente conhecida como HumanizaSUS, existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

A nível estadual, a Sesab instituiu a Política Estadual de Humanização (PEH) em 2017. Desde então, vem realizando ações e capacitações em todas as unidades da rede preconizando a importância do cuidado humanizado e evidenciando os efeitos positivo da abordagem terapêutica que alia cuidados técnicos e carinho.

“É esse carinho que oferecemos a cada atendimento. Aqui, no Hospital Regional da Chapada, cada paciente tem sua individualidade e necessidade respeitada. Contamos com uma equipe multidisciplinar a postos para oferecer, sempre, o melhor atendimento”, explicou o diretor da unidade, Carlos Holtz.

O HRC
Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o Hospital Regional da Chapada oferta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopedia e psiquiatria. Ainda possui leitos de Terapia Intensiva (UTI), setor de bioimagem e realiza cirurgias em regime eletivo, bem como consultas ambulatoriais.

Fonte: SESAB

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima