Bahia

Foto: Divulgação

Equipe médica oferece tratamento pelo SUS para má-formação genética na região bucal

TRATAMENTO/SUS

Atendimento ambulatorial será realizado na Faculdade Bahiana de Medicina e deve ser solicitado via whatsApp

Tempo de Leitura: 2 minutos

A equipe médica liderada pelo cirurgião plástico Dr. Geza Laszlo Urmenyi, está empenhada em oferecer tratamento especializado para portadores de Fissura Lábio Palatina, de forma totalmente gratuita para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fissura Lábio Palatina é uma má-formação genética crônica que afeta o crescimento e desenvolvimento do terço médio da face (que inclui os olhos, pálpebras, nariz e maçãs do rosto). Além disso, também impacta aspectos dos órgãos fonoarticulatórios, responsáveis pela distinção dos sons da fala, bem como questões emocionais e psicossociais.

Entenda melhor
De acordo com o Ministério da Saúde, a fissura lábio-palatal é uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato. Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato, enquanto o bebê está se formando, antes de nascer.

O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação. Nas fissuras mais comuns o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca. Em casos mais raros pode haver duas fissuras no palato, uma do lado direito e outra do lado esquerdo.

Tratamento
Segundo o cirurgião plástico, o tratamento abrange desde o nascimento até a fase adulta, ou até que os pacientes estejam aptos a receber alta médica. Entre os objetivos do tratamento estão o desenvolvimento neuropsicomotor, estímulo de voz e linguagem, utilização de placas e aparelhos ortodônticos, além de cirurgias corretivas.

Como fazer o cadastro?
Os responsáveis pelos pacientes podem entrar em contato pelo WhatsApp através do número 71 999449499, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, para solicitar auxílio no tratamento. Serão solicitados documentos como foto do cartão do SUS, registro de nascimento ou identidade, telefone de contato e cidade de residência do paciente.

Atendimento
Após o cadastro, os pacientes serão encaminhados para o ambulatório da Faculdade Bahiana de Medicina, onde receberão atendimento especializado da equipe composta por um cirurgião plástico, ortodontista e fonoaudiólogo. O tratamento ambulatorial será realizado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Para os procedimentos cirúrgicos, os pacientes serão encaminhados para hospitais conforme a necessidade e tipo de intervenção, sob a responsabilidade do cirurgião plástico Dr. Geza Laszlo Urmenyi.

Além do acompanhamento médico, a equipe também oferece auxílio nutricional, buscando garantir o bem-estar dos pacientes e sua preparação adequada para os procedimentos cirúrgicos.

Locais de Atendimento:
– Tratamento Ambulatorial: Ambulatório da Faculdade Bahiana de Medicina.
– Tratamento Cirúrgico: Hospitais conforme a necessidade e tipo de procedimento.

Mais informações
Entre em contato pelo WhatsApp: 71 999449499, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

#SaibaMaisComSaúde

Ministério da Saúde – Fissura Lábio-Palatal

 

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima