Salvador será novamente palco de uma importante discussão sobre o futuro do cuidado com pacientes renais crônicos no Brasil. No sábado, 19 de julho, a cidade sedia a segunda edição do FístulaTalks, evento pioneiro e multidisciplinar voltado para médicos, enfermeiros, gestores e profissionais da saúde interessados na temática de acessos vasculares para hemodiálise — etapa fundamental e ainda carente de inovação e integração na jornada do paciente com Doença Renal Crônica (DRC).
O cuidado com o acesso vascular é um dos maiores gargalos no tratamento de pacientes renais crônicos no Brasil, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que cerca de 90 mil pessoas realizem hemodiálise no país, e a maioria inicia o tratamento por meio de cateteres centrais — método menos seguro, mais propenso a infecções e associado a piores desfechos clínicos.
Realizado pelo Instituto IVA, pertencente ao Grupo IVA, referência em cuidados com acessos vasculares no país, o encontro acontece no Restaurante Amado e reúne especialistas para debater estratégias clínicas e de gestão que promovam mais eficiência, segurança e qualidade de vida para pacientes em diálise.
“O FístulaTalks é uma oportunidade de integrar saberes e reforçar a importância de equipes especializadas no planejamento precoce do acesso vascular. Tivemos um primeiro evento em 2024 muito celebrado por toda a comunidade médica, e este ano ratificamos a nossa missão de promover um encontro de muita qualidade, voltado à atualização e ao debate entre especialidades para garantir mais segurança e resultados positivos para os pacientes”, afirma Dr. Leonardo Cortizo, cirurgião vascular membro da comissão científica do evento.
Além dele, a comissão científica do evento é formada pelo médico Dr. Rodrigo Mota – também cirurgião vascular e membro do corpo clínico da Clínica IVA – Inteligência Vascular Avançada, realizadora do evento –, pelo Dr. Alexandre Sá, nefrologista do Hospital Mater Dei e Hospital da Bahia, e pela Dra. Maria Gabriela Guimarães, diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia.
ATUALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
O evento vai promover uma imersão científica, com ênfase nos avanços tecnológicos, estudos clínicos recentes e, sobretudo, na troca de experiências entre cirurgiões vasculares, nefrologistas e os diversos profissionais de saúde envolvidos no manejo de acessos vasculares em pacientes dialíticos.
A programação começa às 7h30 e contará com três sessões científicas que abordam desde os fundamentos do acesso vascular até as mais recentes inovações tecnológicas e os desafios de transplantes renais em casos complexos. Entre as sessões, estão:
1) Introdução ao Cuidado do Acesso Vascular;
2) Inovações em Acesso Vascular e Terapia Renal; e
3) Transplante Renal e Acesso Complexos.
A programação completa do evento está disponível no SITE