De acordo com o Ministério da Saúde os 41 itens do programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente.
O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade, na última quinta-feira (13), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. Segundo a Ministra, a iniciativa fortalece o acesso da população a medicamentos essenciais e expande a cobertura do programa Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público prioritário, como pessoas com 60 anos ou mais.
Novos credenciamentos
Além da ampliação da gratuidade, a ministra Nísia Trindade anunciou nova fase de credenciamento para farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. A partir de agora, novos estabelecimentos poderão se cadastrar, ampliando a rede de atendimento e garantindo que mais brasileiros tenham acesso a medicamentos essenciais.
“Abrimos o credenciamento para 758 cidades que ainda não contavam com o Farmácia Popular. Esse programa estava destruído no governo anterior, com relatórios do TCU e CGU, mas graças à Emenda da Transição e empenho do presidente Lula, conseguimos retomá-lo”, complementou a ministra.
A saúde da mulher também foi priorizada, com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e desde 2023 integram o rol de gratuidade. Mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor foram beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.
O programa
De acordo com a Agência Brasil, a Farmácia Popular oferta, atualmente, 41 itens entre fármacos, fraldas e absorventes. Inicialmente, apenas medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, eram distribuídos de forma gratuita. Para os demais remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
O programa atende um total de 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção, além de fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.
Quais são os remédios oferecidos pelo Farmácia Popular?
Remédios para asma:
Brometo de ipratrópio 0,02mg
Brometo de ipratrópio 0,25mg
Dipropionato de beclometasona 200mcg
Dipropionato de beclometasona 250mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg
Sulfato de salbutamol 100mcg
Sulfato de salbutamol 5mg
Remédios para diabetes:
Cloridrato de metformina 500mg
Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
Cloridrato de metformina 850mg
Glibenclamida 5mg
Insulina humana regular 100ui/ml
Insulina humana 100ui/ml
Dapagliflozina 10 mg
Remédios para hipertensão:
Atenolol 25mg
Besilato de anlodipino 5 mg
Captopril 25mg
Cloridrato de propranolol 40mg
Hidroclorotiazida 25mg
Losartana potássica 50mg
Maleato de enalapril 10mg
Espironolactona 25 mg
Furosemida 40 mg
Succinato de metoprolol 25 mg
Remédios para anticoncepção:
Acetato de medroxiprogesterona 150mg
Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
Noretisterona 0,35mg
Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Remédio para osteoporose:
Alendronato de sódio 70mg
Remédios para dislipidemia (colesterol alto):
Sinvastatina 10mg
Sinvastatina 20mg
Sinvastatina 40mg
Remédios para doença de Parkinson:
Carbidopa 25mg + levodopa 250mg
Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Remédios para glaucoma:
Maleato de timolol 2,5mg
Maleato de timolol 5mg
Remédios para rinite:
Budesonida 32mcg
Budesonida 50mcg
Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Itens de higiene:
Fralda geriátrica
Absorvente menstrual
Como retirar remédios e itens pelo Farmácia Popular?
Para retirar os medicamentos e/ou fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do programa, apresentando os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
- Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Confira as farmácias credenciadas: Clique aqui.