Copa do Mundo, São João no Nordeste e hospital parecem formar uma combinação improvável. No entanto, quando a internação hospitalar coincide com o período junino, iniciativas de acolhimento podem tornar a experiência mais leve para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Foi com esse objetivo que o Hospital de Brotas (HB), em Salvador, promoveu um forró itinerante por suas dependências. A ação levou música, tradição nordestina e momentos de descontração para quem precisou passar o período junino dentro da unidade hospitalar.
Logo na recepção, um carrinho de pipoca recepcionava os visitantes e espalhava pelo ambiente o aroma característico do milho estourando. Rapidamente, formou-se uma fila de pessoas interessadas em garantir um saquinho da iguaria típica. O cenário lembrava uma festa junina tradicional: colaboradores usavam adereços temáticos, estampas xadrez e distribuíam sorrisos pelos corredores.

Ao som da banda Forró Mistura, um quarteto especializado em música nordestina, o clima festivo percorreu diferentes setores do hospital. Entre uma canção e outra, pacientes, acompanhantes e profissionais puderam vivenciar um pouco da atmosfera do São João, mesmo longe dos arraiais.
Os músicos costumam realizar apresentações em eventos corporativos. Desta vez, porém, fizeram sua primeira apresentação dentro de um ambiente hospitalar e se surpreenderam com a receptividade encontrada.
Humanização que transforma o cuidado
A iniciativa integra as ações de humanização desenvolvidas pelo Hospital de Brotas, unidade administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) e destinada ao atendimento exclusivo dos beneficiários do Planserv.
Além da assistência médica, a proposta busca fortalecer o acolhimento emocional de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Dessa forma, o cuidado ultrapassa os procedimentos clínicos e alcança aspectos importantes do bem-estar durante a internação.
Segundo Juliana Heller Albuquerque, coordenadora de Recursos Humanos do Hospital de Brotas, a ação permitiu que os participantes vivenciassem um pouco da tradição junina mesmo dentro da unidade de saúde.
“Dessa forma, trazemos um pouco de alegria e a sensação de estar vivendo o São João, que é tão representativo aqui no Nordeste, mesmo dentro de um hospital. Acolhemos o paciente e, enquanto empresa, também acolhemos o colaborador. Cuidamos de quem cuida, gerando uma energia positiva e alegre, que reflete positivamente na assistência”, explica.
Cuidar de quem cuida
Para os colaboradores, a celebração representou um momento especial em meio à rotina de trabalho. Muitos profissionais permanecem de plantão justamente durante um dos períodos mais aguardados pelos baianos.
Andreza Narciza, apoio administrativo do Hospital de Brotas e colaboradora do INTS desde 2020, destaca a importância dessas iniciativas para o ambiente de trabalho.
“O hospital acaba sendo a segunda casa de todos nós, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Muitos permanecem de plantão quando as cidades baianas param para festejar o São João. Então, essa é uma forma de acolher e dar um acalento tanto a nós, colaboradores, quanto aos pacientes, proporcionando um clima festivo para quem trabalha e para quem está enfrentando um momento difícil de saúde”, afirma.

Música e acolhimento para pacientes e acompanhantes
A ação também teve impacto positivo entre os acompanhantes, que frequentemente enfrentam dias longos e emocionalmente desgastantes ao lado de familiares internados.
Além disso, muitos pacientes atendidos pela unidade são do interior da Bahia. Estar distante de casa durante o São João, longe das tradições e da convivência familiar, pode intensificar sentimentos de saudade e preocupação.
Foi o caso de Áurea Rita Figueiredo, de 58 anos, que acompanha a mãe de 90 anos internada em um leito de enfermaria do hospital. Há 37 dias na unidade, ela relata que a surpresa trouxe um momento de alegria em meio aos desafios da internação.
“Não é fácil passar pelo que estamos passando. Principalmente para mim, que tenho problemas de depressão. De repente, chega uma surpresa como essa, aqui no corredor, dá uma animada. Porque no dia a dia de uma internação hospitalar, a gente vive muitos problemas. Estou achando o momento maravilhoso!”, relata emocionada.
A experiência reforça que ações simples podem fazer diferença significativa na rotina hospitalar. Afinal, promover acolhimento, fortalecer vínculos e valorizar as tradições culturais também são formas de cuidar da saúde.


