Bahia

[smartslider3 slider="2"]

Espaço Publicitário

Foto: Mateus Pereira GOVBA

Hemoba divulga roteiro do hemóvel para doação em Salvador

DOAÇÃO DE SANGUE

A Hemoba realiza coletas externas de sangue e cadastro de medula em Salvador durante novembro. Confira locais, datas e horários do hemóvel.

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Fundação Hemoba divulgou o roteiro de atendimento da sua unidade móvel de coleta de sangue (hemóvel) em Salvador para o mês de novembro. A ação acontece das 8h às 17h, em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso da população à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea.

A iniciativa busca estimular a doação regular, garantindo o abastecimento dos estoques de hemocomponentes e o funcionamento das unidades de saúde e hospitais da Bahia.

Locais e datas de atendimento

Até o dia 7 de novembro, o hemóvel permanece no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES/UFBA). Nos dias 8, 10, 24, 25 — data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, e 29 de novembro, o atendimento será realizado no Salvador Shopping.

A unidade também estará na Faculdade de Farmácia da UFBA nos dias 11 e 12/11 e na UniDomPedro (Patamares) nos dias 13 e 14/11. Em seguida, segue para o Hospital da Mulher, entre 17 e 19/11. O roteiro continua na Igreja Vida Plena, nos dias 21 e 22/11, e no SENAC Aquidabã, no dia 26/11. Encerrando o mês, o hemóvel realiza coleta na Parvi/Bremen (Barros Reis), nos dias 27 e 28/11.

Estrutura do hemóvel

O hemóvel é um ônibus totalmente adaptado, com estrutura semelhante à de uma unidade fixa da Hemoba. O veículo dispõe de sala climatizada, quatro cadeiras de coleta, triagem clínica, equipamentos modernos e uma equipe multidisciplinar treinada para oferecer conforto e segurança aos doadores.

Mateus Pereira GOVBA

Durante o atendimento, o voluntário também pode realizar o cadastro para doação de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Critérios para doar sangue

Para ser doador, é necessário:
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar acima de 50 kg;
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal);
• Idosos com mais de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de evitar fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

A doação só é permitida mediante a apresentação de um documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em qualquer posto de coleta da Hemoba, tanto na capital quanto no interior. O procedimento consiste na coleta de uma amostra de 5 ml de sangue.

Podem se cadastrar pessoas com idade entre 18 e 35 anos, em bom estado geral de saúde, que não apresentem doenças infecciosas, neoplásicas (câncer), hematológicas (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados e resultados são armazenados no Redome, sob coordenação do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Mateus Pereira GOVBA
Unidades fixas de coleta

Em Salvador, o posto temporário do Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro, das 9h às 18h.
Já as unidades fixas atendem nos seguintes horários:

Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 7h30 às 16h30;
Hospital do Subúrbio: segunda a sexta, das 7h30 às 16h30;
Hospital Ana Nery: terça a sexta, das 7h30 às 12h30;
Hospital Roberto Santos: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Mais informações sobre os horários e locais de coleta no interior do estado estão disponíveis no site oficial da Hemoba.

 

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima