Bahia

Espaço Publicitário

hospital

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Hospital de Porto Seguro realiza primeira captação de órgãos

SAÚDE PÚBLICA BAHIA

Procedimento ocorreu quatro dias após o início da gestão da S3 Saúde e reforça a doação de órgãos e os transplantes.

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizada em Porto Seguro, alcançou um importante marco na assistência à saúde. No dia 19 de junho, a unidade realizou a primeira captação de múltiplos órgãos sob a gestão da S3 Gestão em Saúde.

O procedimento aconteceu apenas quatro dias após a instituição assumir oficialmente a administração do hospital, em 15 de junho. Assim, o resultado demonstra a integração das equipes e o compromisso da nova gestão com a continuidade dos serviços prestados à população.

Além disso, a conquista fortalece o papel estratégico do hospital na rede estadual de saúde e amplia sua contribuição para a política de doação de órgãos e transplantes.

hospital
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Captação beneficia pacientes em todo o país

A captação de múltiplos órgãos está entre os procedimentos mais complexos da assistência hospitalar. No entanto, seu impacto vai muito além do ambiente cirúrgico.

Por meio desse processo, diferentes órgãos podem ser destinados a receptores em várias regiões do Brasil. Dessa forma, um único doador pode beneficiar diversos pacientes que aguardam por um transplante.

Além de salvar vidas, a iniciativa fortalece a rede nacional de transplantes. Consequentemente, amplia as oportunidades de tratamento e ajuda a reduzir o tempo de espera de quem depende desse procedimento.

Hospital fortalece ações para ampliar a doação de órgãos

Ao longo de 2026, o Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães intensificou as ações voltadas à identificação de potenciais doadores. Ao mesmo tempo, a unidade aperfeiçoou os protocolos relacionados ao diagnóstico de morte encefálica.

Além disso, o hospital investe continuamente na qualificação das equipes e no aprimoramento dos fluxos assistenciais. Como resultado, o processo de captação de órgãos e tecidos torna-se ainda mais seguro e eficiente.

Com a chegada da S3 Gestão em Saúde, esse trabalho ganhou continuidade. A instituição reafirma seu compromisso com a excelência assistencial, a humanização do cuidado e a segurança dos pacientes.

Conscientização é prioridade da nova gestão

A expectativa é ampliar os processos de identificação de potenciais doadores. Da mesma forma, o hospital pretende fortalecer a capacitação permanente dos profissionais envolvidos.

Além disso, a unidade continuará investindo em ações de conscientização junto à sociedade. Assim, busca consolidar sua atuação como referência regional na promoção da doação de órgãos e tecidos.

hospital
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Compromisso com a vida

Segundo a diretora Institucional da S3 Gestão em Saúde, Fernanda Rodrigues, a primeira captação de múltiplos órgãos representa um momento marcante para a instituição.

“A realização dessa captação representa muito mais que um procedimento técnico. Ela simboliza o compromisso das equipes com a vida, o fortalecimento da cultura da doação de órgãos e a continuidade da assistência de excelência prestada pelo Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães.”

Por fim, o resultado reforça a importância da integração entre profissionais, familiares e equipes especializadas. Dessa maneira, o processo de doação ocorre de forma ética, segura e humanizada. Mais do que um avanço para a unidade, a iniciativa representa uma nova oportunidade de vida para pacientes que aguardam um transplante em diferentes estados do país

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima