O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vai realizar cerca de 1.100 atendimentos no próximo sábado, 13 de setembro. A ação integra a mobilização nacional “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas”, que envolve os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh em todas as regiões do Brasil.
A iniciativa deve ultrapassar a marca de 20 mil procedimentos em todo o País e, portanto, será o maior mutirão já realizado na história do Sistema Único de Saúde (SUS).
Procedimentos incluídos no mutirão
No Hupes, estão programadas cirurgias gerais, oncológicas, plásticas, cardíacas e pediátricas. Além disso, serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária, do processo transexualizador e intervenções urológicas, otorrinolaringológicas e bucomaxilofaciais.
Os atendimentos também incluem procedimentos de radiointervenção e exames laboratoriais e de imagem. Entre eles estão tomografias, ressonâncias magnéticas, densitometria óssea e raio-x. Dessa forma, o mutirão abrange uma ampla gama de especialidades médicas.
Agendamento prévio e público atendido
Todos os atendimentos do mutirão foram previamente agendados. Isso porque a seleção dos pacientes ocorre de acordo com a fila do sistema de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com a regulação interna do Hospital Universitário e com demandas espontâneas cadastradas anteriormente.
No entanto, no dia do mutirão, serão atendidas apenas as pessoas já agendadas. Assim, o objetivo principal é reduzir as filas de exames e cirurgias eletivas do SUS e, consequentemente, garantir acesso mais rápido ao cuidado de saúde.
Mobilização nacional no “Dia E”
O mutirão faz parte do chamado “Dia E”, marco da estratégia do programa “Agora Tem Especialistas”, do governo federal. A iniciativa busca zerar as filas do SUS e ampliar em 40% a realização de cirurgias eletivas ao longo do ano.
Além disso, mutirões anteriores, somados a melhorias nos fluxos internos, já demonstram avanços significativos no atendimento à população. Por isso, a expectativa é de que o impacto do “Dia E” seja ainda maior.
Compromisso com a saúde pública
“O Dia E representa o compromisso da Ebserh com a melhoria contínua da saúde pública e a formação de profissionais qualificados, além de aproximar ainda mais os hospitais universitários da comunidade. A ação também busca fortalecer parcerias com universidades, secretarias de saúde e demais instituições públicas, promovendo uma rede colaborativa para enfrentar desafios e oferecer atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, afirma Carolina Calixto, gerente de Atenção à Saúde do Hupes.