Bahia

Espaço Publicitário

Foto: Divulgação

Hupes realiza mutirão de exames e cirurgias para reduzir filas do SUS

ATENDIMENTOS/SUS

No mês de maio, serão realizados procedimentos em diversas especialidades exclusivamente para pacientes já matriculados no hospital.

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza 46 procedimentos, neste mês de maio, dentro do programa “Ebserh em Ação: Mais Especialistas“. A iniciativa visa ampliar o acesso a cirurgias, exames e demais procedimentos em hospitais universitários federais.

Os objetivos da ação são reduzir as listas de espera para cirurgias e exames e aumentar o acesso da população a profissionais especialistas, representando avanços importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Todos os procedimentos são agendados, ou seja, são realizados em pacientes já regulados (as) para o Hupes e que estão na fila à espera da realização de procedimentos.

Estão previstos, para o dia 17 de maio, oito procedimentos de cardiointervenção (método para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares) e 14 cirurgias urológicas. Já no dia 31, a previsão é a realização de oito técnicas de cardiointervenção. Nos dias 8 e 10 de maio, foram realizados oito procedimentos de angioradiologia (para tratar doenças vasculares, como aneurismas e obstruções, de forma minimamente invasiva) e oito, de cardiointervenção.

A iniciativa possibilita a melhoria na qualidade da assistência à saúde e o fortalecimento do sistema de saúde pública, assegurando que todos tenham acesso a tratamentos oportunos e de qualidade. Os procedimentos realizados nos mutirões fazem parte de uma agenda extra, ampliando o número de cirurgias e demais procedimentos já realizados no hospital.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Hupes, Carolina Calixto, a integração entre os hospitais universitários e o SUS é muito importante para cumprir com o objetivo de redução do tempo de espera nas filas da saúde pública. “A redução de filas de cirurgias eletivas e o atendimento especializado são fundamentais para a integralidade do SUS e o acesso à saúde. A medida é um potencializador importante tanto para a assistência quanto para o ensino“, enfatizou.

Outras ações realizadas
No dia 25 de abril, ocorreu um esforço concentrado no centro cirúrgico do hospital dia, ampliando de 15 para 21 procedimentos cirúrgicos nas especialidades de oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, urologia e cirurgia plástica. Participaram da iniciativa cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Já no dia 26, foram realizadas dez cirurgias urológicas (sete vasectomias, duas postectomias e uma biópsia de pênis), além dos procedimentos já programados para o dia (cirurgias plásticas, buco maxilo e otorrino), totalizando 16 intervenções no centro cirúrgico geral. Além disso, foram realizados seis cateterismos cardíacos na hemodinâmica e 15 ressonâncias magnéticas na bioimagem.

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima