Para promover a importância do ato solidário da doação de sangue, acontecerão duas apresentações musicais na sede da Hemoba, em Salvador. No sábado (21/10), o Coral da Igreja Batista Nazareth (IBN) estará na Fundação, às 13h, sob a regência do maestro Jean Prado. Já na segunda-feira, dia 23, às 10h, será a vez do Coral Alegria Vocal, regido pelo maestro Matheus Steinhagen.
Campanha Cantando por Vidas
A participação do coral batista faz parte da Campanha Cantando por Vidas, promovida pela Hemoba e o Instituto Baiano de Arte, Cultura e Humanidade (IBACH). O projeto, que prevê apresentações aos sábados uma vez por mês até dezembro, tem o objetivo de fomentar a doação regular de sangue no estado da Bahia. Após os concertos, os membros dos corais doarão sangue e convidarão o público presente a também participarem dessa ação solidária.
O Coral Alegria Vocal
O coral faz parte do projeto RedeMaban, idealizado pelo maestro Matheus Steinhagen, que oferece diversos serviços musicais. O regente possui um estilo diferente, pretende mostrar que coral é uma atividade divertida, com arranjos marcantes, apresentando repertórios ecléticos desde estilo tradicional ao dançante e teatral, com músicas em vários idiomas. Formado em regência pela Universidade Federal da Bahia, já atuou como maestro e arranjador em diversos coros infantis e adulto.
O Coral da Igreja Batista Nazareth se confunde com a história da própria igreja, que teve início oficial em 13 de fevereiro de 1975, fundada por um grupo de jovens que, por se oporem ao Regime Militar, acabaram por sair da sua igreja de origem. Esses jovens integravam o Coral da Igreja Batista 2 de Julho e, ao formarem seu novo espaço de fé, levaram consigo a sua experiência musical.
O coral tem participado da vida política, religiosa e cultural de Salvador, esteve presente na programação de Natal promovida pela Prefeitura, na Mostra de Corais da Petrobrás, no Encontro de Corais, nos encontros interreligiosos e celebrações em diversas igrejas, na capital e no interior. Durante os quase 45 anos de existência, estiveram à frente do coral diversos maestros e maestrinas, sendo regido atualmente, desde 2011, pelo maestro Jean Prado.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Onde doar – A Hemoba atende os doadores de sangue em suas unidades fixas na capital e no interior do estado. Confira os horários: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
#SaibaMaisComSaúde
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior do estado, consulte o site da Hemoba.