Campanha de prevenção ao câncer em cães e gatos
Foto:Freepik
NOVEMBRO AZUL PET
Campanha de prevenção ao câncer em cães e gatos
Iniciativa acontece durante o mês de novembro com serviço de triagem para identificação de nódulos e orientação aos tutores
Por:Susy Moreno | 04/11/2024 às 21:05

Assim como nos humanos, cães e gatos também podem desenvolver câncer de mama e de próstata. Em alerta a essa realidade, a Clínica Veterinária (Clivet) da Universidade Salvador (UNIFACS) realiza a campanha Novembro Azul Pet. A iniciativa, que começou no último mês com ações voltadas para o Outubro Rosa, visa conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer e outras doenças no sistema reprodutor desses animais com a oferta de serviços de triagem para identificação de nódulos, além de orientações aos tutores.

Durante a ação, será ensinado, por exemplo, o “toque amigo”, um exame de palpação para que os tutores aprendam a identificar pequenos nódulos nas mamas dos seus pets. Agendamento e outras informações podem ser obtidos por meio do telefone/ WhatsApp (71) 3203-2649. A Clivet funciona de segunda à sexta-feira, das 07h15 às 20h, e aos sábados, das 08h15 às 12h.

Os tumores mamários podem ser detectados a partir do exame de palpação das cadeias mamárias. O tutor deve palpar cada glândula e os seus intervalos procurando nódulos do tamanho de um grão de arroz ou feijão“, diz a médica veterinária e coordenadora da Clivet UNIFACS, Simone Freitas. Caso um nódulo seja identificado, independentemente da consistência, é preciso procurar ajuda de médico veterinário para diagnosticar o paciente e, se necessário, vai encaminhá-lo ao tratamento cirúrgico.

Simone Freitas destaca que o tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas é cirúrgico. “A remoção do tumor seguida de biópsia é essencial para determinar a necessidade de tratamento quimioterápico“, afirma a veterinária. A Clivet UNIFACS realiza o tratamento cirúrgico seguido de biópsia.

No caso dos machos, os tutores devem ficar atentos a alterações na próstata, pois a mudança de tamanho pode ser indício da hiperplasia prostática benigna (HPB) ou do tão temido câncer. “Inicialmente os sintomas da hiperplasia são silenciosos, mas caracterizam-se pela dificuldade de locomoção nos membros posteriores, retenção ou incontinência urinária, dores abdominais ou lombares e perda de peso”, explica a médica veterinária.

Prevenção e bem-estar animal
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), embora o câncer de próstata não seja tão comum em animais quanto em humanos, alterações no sistema reprodutor masculino, como a hiperplasia prostática benigna (HPB), são frequentes em cães e podem comprometer significativamente a qualidade de vida desses animais.

Além da HPB e do câncer, os tumores de testículos, mamários e o tumor venéreo transmissível (TVT) são comuns no sistema reprodutor dos machos. Por conta disso, a docente ressalta a importância da visita regular ao médico veterinário. “A prevenção depende das consultas de rotina semestrais ou anuais. Mesmo que o animal se apresente saudável, é nos encontros que o profissional avalia e realiza os exames necessários para identificação de qualquer alteração que venha comprometer o seu bem-estar”, enfatiza.

Já no caso das fêmeas, o câncer de mama atinge, principalmente, cadelas e gatas com idade entre 6 e 11 anos. a coordenadora da Clivet UNIFACS alerta que, além das consultas regulares ao veterinário, a prevenção envolve evitar o uso de anticoncepcionais injetáveis, que aumentam o risco de neoplasias mamárias, e manter o peso adequado dos animais, pois a obesidade também é um fator de risco.

Outra medida preventiva é a castração. “O ideal é castrar entre o primeiro e o segundo cio para evitar a exposição hormonal desnecessária e reduzir o risco de doenças como a piometra, uma infecção uterina grave“, conclui Simone Freitas.

Novembro Azul Pet
Quando: durante o mês novembro, de segunda à sexta-feira, das 07h15 às 20h, e aos sábados, das 08h15 às 12h.
Onde: na Clivet UNIFACS, Avenida Jorge Amado, 674 – Boca do Rio, Salvador.
Agendamento e outras informações: Telefone/ WhatsApp (71) 3203-2649.