A vacinação de cães e gatos desempenha um papel fundamental na preservação da saúde desses animais e na proteção daqueles que compartilham suas vidas com eles. Atenta a isso, a Clivet – Clínica Veterinária da Universidade Salvador (UNIFACS) vai realizar uma ação com o objetivo de informar os tutores sobre doenças que podem ser prevenidas através da imunização. A iniciativa acontece no sábado (30), das 8h às 12h, na Clivet UNIFACS, localizada no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Agendamento e outras informações estão disponíveis pelo WhatsApp (71) 3203-2649.
Coordenadora da clínica, professora Simone Freitas destaca que a vacinação de cães e gatos deve começar cedo, quando ainda são filhotes. Os cães devem tomar as primeiras vacinas com seis a oito semanas de idade, exceto no caso da antirrábica, que deve ser administrada com 12 semanas. Quanto aos gatos, também é recomendado iniciar o processo de imunização entre as idades de seis a oito semanas.
A especialista enfatiza que, para garantir a imunização dos animais, é necessário o acompanhamento de um profissional da área. “Fazer o acompanhamento com o médico veterinário é fundamental, pois há situações que devem ser avaliadas de acordo com idade e hábitos de vida do animal”, pontua a docente.
Vacinas essenciais
Conforme Simone Freitas, para os cães, as vacinas essenciais são as vacinas múltiplas e a antirrábica. As vacinas múltiplas protegem contra cinomose, adenovírus canino, parvovírus canino e leptospirose.
Outras vacinas classificadas como opcionais ou não essenciais devem ser administradas apenas quando o médico veterinário avaliar a necessidade. Geralmente, elas protegem contra o complexo respiratório infeccioso canino. Já a vacina de proteção para leishmaniose atualmente está descontinuada.
No caso dos gatos, as vacinas essenciais estão presentes no tríplice (protege contra panleucopenia felina, calicivirose e rinotraqueíte) e antirrábica. Já a vacina contra o vírus da leucemia felina (FelV), atualmente oferecida na forma de quíntupla (possui antígenos do tríplice mais vacina opcional contra Chlamydia felis) só deverá ser aplicada se o gato realizar um exame de FeLV, para confirmar se possui ou não o vírus.
A coordenadora da Clivet UNIFACS também destaca a importância da vacina antirrábica para cães e gatos, pois se trata de uma zoonose que também afeta a saúde humana. “É fundamental que os tutores vacinem seus pets para proteger não só os animais, como também as pessoas que interagem com eles”, frisa.
Serviço
Ação de Imunização para Cães e Gatos
Quando: 30 de setembro, sábado, das 8h às 12h
Onde: Clivet UNIFACS (Av. Jorge Amado, 674 – Boca do Rio, Salvador)
Agendamento: Através do WhatsApp (71) 3203-2649.
Sobre a Clivet UNIFACS
Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, a Clínica Veterinária UNIFACS é aberta ao público e oferece atendimento clínico, cirúrgico e exames de alta qualidade para cães, gatos e outros animais de pequeno porte. Os atendimentos são realizados sempre por ordem de chegada, seguindo critérios de classificação de risco. As especialidades e as cirurgias eletivas, são agendadas. Os interessados podem agendar consultas e receber mais informações via WhatsApp: (71) 3203-2649.
Além de atendimento ao público, a Clínica Veterinária é um espaço destinado às aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão, sendo também mais um campo de estágio para os alunos de graduação de Medicina Veterinária da Instituição Superior de Ensino.