Como se preparar para um verãoem dor e inchaço nas pernas
Foto:Freepik
VERÃO SEM VARIZES
Como se preparar para um verão sem dor e inchaço nas pernas
Com a chegada do verão, vem a expectativa por dias de sol, praia e atividades ao ar livre. No entanto, as varizes podem ser um problema para muitos
Por:Susy Moreno | 15/11/2024 às 09:37

Com a chegada do verão, vem a expectativa por dias de sol, praia e atividades ao ar livre. No entanto, as varizes podem ser mais do que um problema estético para muitos; elas podem causar desconforto significativo, comprometendo o aproveitamento desta estação tão aguardada. Portanto, preparar-se para um verão livre de varizes é fundamental.

As varizes são veias dilatadas e sinuosas, geralmente nas pernas e pés, resultantes do mau funcionamento das válvulas venosas, que afetam a circulação sanguínea. Essa condição pode gerar diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço, inchaço nas pernas, coceira e cãibras.

Durante o verão, as altas temperaturas tendem a agravar os sintomas das varizes, pois o calor causa dilatação das veias, aumentando as sensações de desconforto, dor e inchaço. Para aproveitar essa estação plenamente, é crucial adotar medidas preventivas e buscar tratamentos eficazes.

De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Rodolpho Reis, existem várias abordagens para reduzir ou eliminar as varizes:

Escleroterapia: injeção de uma solução na veia afetada, fechando-a e promovendo seu desaparecimento gradual ao longo das sessões.

Tratamentos a laser: selam as veias varicosas, tratando a veia doente e aliviando as pernas sem precisar de repouso.

Cuidados diários: o uso de meias de compressão, exercícios físicos regulares e elevação das pernas ajudam a minimizar os sintomas.

“Para desfrutar de um verão sem dor e inchaço, é vital adotar hábitos saudáveis. Manter-se hidratado, evitar longos períodos em pé ou sentado e escolher roupas leves e confortáveis são práticas que beneficiam o bem-estar das pernas. Além disso, quem está com o tratamento em dia, não sofre com esses sintomas no verão, então, recomendo consultar um especialista para determinar o tratamento mais adequado para você, ainda dá tempo de garantir pernas sem varizes para que você possa vivenciar a estação mais vibrante do ano com saúde e confiança,” conclui Rodolpho Reis.

Mitos e verdades
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) afirma que “não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso. Subir escada pode ser considerado até um exercício físico, portanto, ajuda a incrementar o retorno venoso”.
A SBACV firma ainda que a ginástica, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por professores de educação física, não só não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las. Quanto à musculação, desde que não seja exagerada, não tem contra-indicação.

Dicas úteis para evitar varizes da SBACV:
• Evitar ganhos exacerbados de peso. EMAGREÇA!!!
• Dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal.
• Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado.
• Não usar cintas abdominais apertadas.
• Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica.
• NÃO FUMAR!!!
• Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez.
• Evitar hormônios anticoncepcionais.
• Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular!