Das 10 principais causas de morte no mundo, quatro são por doenças pulmonares – Portal ComSaúde Bahia
Foto: kalhh - Pixabay
PULMÃO
Das 10 principais causas de morte no mundo, quatro são por doenças pulmonares
Entenda como as doenças do pulmão podem comprometer as funções vitais do corpo
Por:Redação | 29/11/2023 às 09:56

As doenças pulmonares são enfermidades que afetam o pulmão, impedindo que o órgão funcione da maneira correta. Essas condições, muitas vezes silenciosas em seus estágios iniciais, podem se tornar um desafio para a saúde respiratória e o bem-estar geral.

São consideradas doenças pulmonares a asma, pneumonia, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre muitas outras. Dados do Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS) revelam que a pneumonia, uma das cinco principais doenças que afetam o pulmão em todo o mundo, é a principal causa de morte em crianças menores de cinco anos, enquanto a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é responsável por, em média, 3 milhões de mortes por ano, sendo a 3ª doença mais fatal do mundo.

De acordo com Fernanda Aguiar, Coordenadora da Medicina Respiratória do Hospital Mater Dei Salvador, as doenças pulmonares podem afetar estruturas distintas do sistema respiratório, como o nariz, a orofaringe, laringe, faringe traqueia e pulmão, comprometendo as funções vitais do corpo e representando um potencial risco para a saúde do indivíduo.

A especialista também enfatiza que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), das 10 principais causas de morte no mundo, quatro são doenças respiratórias, sendo elas: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia, câncer de pulmão e tuberculose.

Sintomas e causas
De acordo com a Dra. Fernanda, existem diversos fatores que podem vir a desencadear uma doença respiratória. Algumas enfermidades podem ser causadas por vírus, bactérias e fungos, a exemplo da pneumonia, enquanto outras, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, podem ser provocadas por agentes externos, como o tabagismo, poluição ambiental, exposição a produtos químicos ou mudanças bruscas de temperatura.

Em relação aos sintomas mais comuns, Fernanda cita tosse frequente, falta de ar, cansaço fácil, chiado no peito e dor torácica. “Esses são sintomas comumente encontrados nas doenças respiratórias e devem, portanto, ser investigados sempre que presentes”, conclui a especialista.

Tratamentos e prevenção
Geralmente, o tratamento de uma doença pulmonar requer um acompanhamento rigoroso da saúde dos pulmões do paciente, sendo feito por um médico especializado, a exemplo do pneumologista. Além disso, o diagnóstico poderá requerer o uso de medicamentos, possíveis procedimentos cirúrgicos, além de fisioterapia respiratória, de acordo com as necessidades do paciente.

Uma das medidas de prevenção mais recomendadas pelos especialistas é manter a carteira de vacinação em dia, especialmente contra a gripe e pneumonia em crianças, idosos, portadores de doenças crônicas.

Outros cuidados básicos:
• Lavar as mãos com frequência;
• Fazer a limpeza periódica dos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores domésticos;
• Manter o carro e o ambiente de trabalho sempre limpos;
• Trocar roupas de cama pelo menos uma vez por semana;
• Evitar inalar fumaças, principalmente a de cigarro;
• Manter uma rotina saudável e hidratar-se;
• Evitar aglomerações;
• Manter as janelas abertas nos dias de sol.

#SaibaMaisComSaúde
SESAB – DPOC