Faixa etária para vacinação contra Influenza é ampliada para todos a partir de 6 meses – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Freepik
VACINA CONTRA GRIPE
Faixa etária para vacinação contra Influenza é ampliada para todos a partir de 6 meses
Por:Susy Moreno | 02/05/2024 às 07:30

Em um movimento para fortalecer a luta contra a gripe em todo o Brasil, o Ministério da Saúde anunciou neste 1° de maio a ampliação na campanha de vacinação contra a influenza. A partir de agora, a vacinação é recomendada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Este anúncio marca o avanço na estratégia de imunização contra uma das doenças respiratórias mais comuns e potencialmente graves.

Historicamente, a vacinação contra a gripe era prioritariamente destinada a grupos considerados de risco, como idosos, gestantes, puérperas, e indivíduos com condições de saúde específicas. Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a decisão ministerial de expandir o alcance da vacina reflete uma análise cuidadosa da situação epidemiológica atual e da disponibilidade de vacinas”.

Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, somente em 2024, foram notificados 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado.Na Bahia, a cobertura vacinal para Influenza gira em torno de 18,5%, com 886.592 doses aplicadas.

Em Salvador
Após determinação do MS, Salvador ampliará para a população geral a partir de seis meses, a vacina contra a gripe. A dose está disponível em mais de 100 postos de saúde, das 08h às 17h. Até o momento, a SMS já protegeu 180 mil pessoas contra a doença.

A lista de postos para ambas as estratégias, dengue e gripe, está disponível no Instagram @smssalvador

Orientações
Para tomar a vacina da dengue, é necessário apresentador o Cartão SUS de Salvador e documento original com foto; em relação a Influenza, é preciso do cartão de vacina e documento original com foto.

A vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos afirma que as equipes de saúde estão de prontidão para acolher os munícipes. “Estamos preparados para aplicar doses de proteção e amor aos nossos soteropolitanos. Além dos postos de saúde, a SMS intensifica a oferta em pontos estratégicos de grande circulação para facilitar o acesso. A nossa parte está sendo feita e contamos com a colaboração de todos com o compromisso com a prevenção. Vacine-se”.