Hemoba celebra aniversário de 35 anos
Foto:Camila Souza/GOV Ba
HEMOBA
Hemoba celebra aniversário de 35 anos em cerimônia no Hemocentro Coordenador
A cerimônia de celebração do aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba será realizada hoje (9), às 17 horas, no auditório do Hemocentro Coordenador
Por:Redação | 09/12/2024 às 07:14

A cerimônia de celebração do aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba será realizada hoje (9), às 17 horas, no auditório do Hemocentro Coordenador (Av. Vasco da Gama), em Salvador. No evento, será exibido um vídeo institucional em homenagem aos colaboradores, diretores, doadores e pacientes que ajudaram a construir a história da instituição. Além disso, haverá a presença do fundador e do primeiro diretor geral da Hemoba, Aurelino Santana, e a apresentação musical da cantora Cássia Aguiar.

“Esta é uma oportunidade para homenagear aqueles que construíram durante este tempo a história da Hemoba, marcada pelo crescimento, pela qualificação técnica e de seus profissionais e cumprimento de sua missão de oferecer hemocomponentes para as unidades hospitalares e atender os pacientes com doenças hematológicas benignas”, declara Luiz Catto, atual diretor geral da Fundação.

Sob iniciativa do Ministério da Saúde, a implantação do Hemocentro Coordenador na Bahia começa em 1983 sob a coordenação do hematologista e ex-professor da UFBA Aurelino Santana, que liderou uma equipe formada pelas médicas Iraildes Santana e Maria da Conceição Coelho, nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador. Em 26 de julho de 1989, foi criada a Fundação Hemoba com o objetivo de exercer as atividades de hematologia e hemoterapia em todo estado da Bahia, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa.

Em 15 de março 1993, com a construção do Hemocentro Coordenador, a Fundação ganhou uma nova sede na capital baiana, um espaço moderno para a época que oferece até os dias de hoje um atendimento de qualidade aos doadores e dentro das normas de biossegurança. Desde então, com a política de regionalização da Secretaria da Saúde, foram implantadas cinco unidades hemoterápicas na capital e 21 unidades em diversas regiões do interior do estado, além de três unidades móveis de coleta.