Hospital 2 de julho passa a realizar cirurgias com a abertura do Centro Cirúrgico – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Sesab GOV/BA
CIRURGIAS
Hospital 2 de julho passa a realizar cirurgias com a abertura do Centro Cirúrgico
Por:Redação | 08/01/2024 às 08:33

O Hospital Estadual 2 de Julho inaugurou, na última semana o seu Centro Cirúrgico, que passa a realizar procedimentos de baixa e média complexidade em pacientes adultos internados pela Central Estadual de Regulação (CER). Equipado até então para receber pacientes com perfil de clínica médica para internação, o hospital ainda não havia sediado intervenções cirúrgicas.

A primeira cirurgia realizada no Hospital, pela equipe de cirurgia vascular, foi positivamente percebida pelos profissionais de saúde do Centro Cirúrgico. De acordo com o médico Roque Aras, o procedimento levou em torno de 40 minutos e foi bem-sucedido, demonstrando a preparação das instalações, fluxo operacional e eficiência do time multidisciplinar.

“É com grande responsabilidade que inauguramos o Centro Cirúrgico e acompanhamos a expansão do hospital nas mais diferentes especialidades. O procedimento realizado constatou tanto a eficiência dos profissionais quanto a excelência da estrutura da unidade”, disse o Dr. Aras, Diretor Médico do Hospital.

O hospital, que conta com 98% de satisfação dos usuários, segundo pesquisa recente realizada pelo Serviço de Ouvidoria, expande a sua prestação de serviços com o novo Centro Cirúrgico, reafirmando o seu compromisso com uma assistência segura e de qualidade.

O Hospital 2 de julho
O Hospital 2 de Julho, instalado no antigo Hospital Espanhol no bairro da Barra,é uma unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed. O Hospital conta com mais de 26 leitos clínicos. Com mais de R$ 122 milhões investidos pelo Governo da Bahia, o Hospital segue aprimorando suas instalações e, ao fim das intervenções, deve passar a contar com mais 146 leitos, somando um total de 246 leitos, dos quais 70 são destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a Sesab, a unidade vai proporcionar a ampliação do atendimento para uma média de até 1.900 pacientes por mês.

Assistência
A Fundação Fabamed assumiu a gestão do Hospital Estadual 2 de Julho após processo de seleção pública da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Desde então, a unidade passou a contar com mais de 900 profissionais entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.

Dentre as especialidades médicas à disposição dos pacientes internados, estão cardiologia, nefrologia, cirurgia geral, neurologia, gastroenterologia, ginecologia, pediatria, hematologia e infectologia. Além de equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, dentre outros.