Livro sobre terapia para crianças autistas ganha tradução
Foto:Divulgação
AUTISMO
Livro sobre terapia para crianças autistas ganha tradução em parceria com clínica baiana
Versão em português de 'JASPER - Um modelo para crianças com autismo' conta com apresentação da Navegar, que promove lançamento dia 25 de novembro
Por:Redação | 21/11/2024 às 07:18

Construir habilidades para potencializar o desenvolvimento global de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esse é o princípio do JASPER, método mundialmente reconhecido por propor uma intervenção terapêutica baseada na combinação de atenção compartilhada, jogo simbólico, engajamento e regulação.

Os caminhos para compreensão teórica e aplicação prática da metodologia estão reunidos no livro ‘JASPER – Um modelo para crianças com autismo’, que acaba de ganhar uma versão brasileira com a chancela da Clínica Navegar, que tem sede em Salvador e é referência nacional em tratamentos com essa abordagem.

A publicação será lançada no dia 25 de novembro, durante evento para pessoas convidadas, mas já está disponível para o público no site da editora Hogrefe.

A obra transporta para o português o conteúdo da original lançada em 2021 por um grupo de autoras encabeçado por Connie Kasari, criadora do modelo e fundadora do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo da UCLA (Universidade da Califórnia), nos Estados Unidos. O caminho percorrido até chegar ao Brasil foi aberto pela terapeuta ocupacional Adriana Balaguer, diretora da Navegar, que ficou responsável pela revisão da tradução e apresentação da edição brasileira.

A capa do livro também exibe o selo da clínica, que atualmente é a única no Brasil a formar especialistas em JASPER, com cursos presenciais ministrados em Salvador por equipes enviadas pela própria UCLA. A semana de lançamento do livro coincide com a realização da quarta turma, somando quase 50 terapeutas certificados na formação avançada desde a fundação da instituição, em 2019.

“Sou apaixonada pelo método e, quando conheci o livro, comecei a buscar possibilidades de viabilizar a tradução para tornar esse conhecimento mais acessível”, conta Adriana Balaguer, que atua na área há mais de 20 anos, é mestra em psicologia e possui Certificação Internacional em Integração Sensorial e Psicomotricidade Aucouturier, além de ser certificada para o JASPER.

“O modelo encanta profissionais que buscam eficácia terapêutica por meio do brincar. Ele traz uma construção teórico-prática bem fundamentada e apoiada em pesquisas científicas consistentes, com base em evidências que comprovam que é possível favorecer o desenvolvimento das habilidades não verbais e lúdicas, promovendo um avanço global da criança. Além disso, permite alcançar resultados similares em menos tempo e com menor custo, se comparado a outras abordagens”, acrescenta.

Embora soe como um nome próprio, JASPER é resultado de uma sigla formada pelos termos em inglês joint attention, symbolic play, engagement e regulation, que podem ser traduzidos como atenção compartilhada, jogo simbólico, engajamento e regulação.

Direcionada a crianças de 1 a 8 anos, a metodologia é um dos destaques da Navegar, que tem em seu quadro profissionais com certificação internacional para a atuação clínica de acordo com o método. Mas a Clínica atua no atendimento a pessoas autistas de todas as idades, com práticas terapêuticas individuais ou em grupo que buscam promover a saúde mental e o bem-estar a partir de uma abordagem interdisciplinar que envolve especialistas em áreas como psicologia, terapia ocupacional, musicoterapia e fonoaudiologia. Além de Adriana Balaguer, a Navegar tem à frente da equipe o diretor de gestão Luciano Simas, que está finalizando seu processo de formação em JASPER.