Maternidade avança em cuidados cardiológicos
Foto:Divulgação/Maternidade Maria da Conceição de Jesus
CARDIOLOGIA
Maternidade avança em cuidados cardiológicos com ecocardiograma fetal e pediátrico
Segundo o MS, um a cada cem bebês nascidos vivos, possuem algum tipo de cardiopatia congênita, sendo esta a malformação fetal mais comum entre as existentes.
Por:Redação | 09/12/2024 às 07:04

A Maternidade Maria da Conceição de Jesus vem se consolidando como referência em saúde materno-infantil, graças ao pioneirismo e excelência no atendimento cardiológico. Desde a inauguração do serviço de Ecocardiograma Fetal e Pediátrico, há pouco mais de dois anos, mais de 6.000 exames já foram realizados, beneficiando milhares de famílias de todo estado da Bahia e fortalecendo a prevenção e o tratamento de doenças cardíacas congênitas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um a cada cem bebês nascidos vivos, possuem algum tipo de cardiopatia congênita, sendo esta a malformação fetal mais comum entre as existentes. Mais representativo ainda é saber que as Cardiopatias Congênitas são hoje a maior causa de mortalidade infantil no Brasil, ultrapassando doenças como diarreia e desnutrição.

Inovação no diagnóstico e tratamento
O serviço é destaque por adotar procedimentos inovadores, como o uso de tecnologias avançadas que permitem diagnósticos mais precisos e intervenções precoces. Um exemplo disto, é que recentemente, através de um diagnóstico intrauterino, foi possível identificar uma patologia muito grave chamada transposição de grandes vasos, situação na qual, as grandes artérias do coração, se apresentam invertidas, condição esta que se não houver intervenção cirúrgica logo após o nascimento, ocasiona óbito do recém-nascido. A intervenção salvou a vida do bebê e minimizou complicações futuras.

Leila Carvalhal, coordenadora do setor de Bioimagem da unidade, destacou que a medida representa um avanço no cuidado com os baianos e baianas. “A possibilidade de identificar problemas ainda durante a gestação muda completamente o prognóstico, oferecendo tempo e estratégias para salvar vidas”, afirmou Leila.

Outra iniciativa importante é o programa de acompanhamento Cardiológico pós-natal, que faz acompanhamento dos bebês com Cardiopatia Congênita mesmo após o parto. “A linha de cuidado se inicia antes mesmo do nascimento, passando por todos os primeiro dias de vida da criança, possíveis intervenções cirúrgicas e seguimento posterior, se tornando assim um serviço completo que consegue entregar suporte em todas as fases necessárias” reforça a idealizadora do Programa, a médica Karla Pedrosa.

Atendimento humanizado e qualificado
A unidade se destaca pelo atendimento humanizado: “Aqui não existe fila para marcação, todo agendamento é realizado através de meios online, por meio de aplicativos de mensagem e lista única […] Tudo é realizado com suporte da Central de regulação do estado, que disponibiliza não somente o transporte de paciente entre unidades, mas faz também a gestão de casos, junto à equipe do serviço, identificando as situações de maior gravidade e com prioridade de atendimento”, relata Mônica O´Dwyer, diretora médica da unidade

Além disso, a equipe multidisciplinar, composta por cardiologistas pediátricos, obstetras, radiologistas, ultrassonografistas, técnicos de enfermagem, proporciona suporte completo às famílias.

Futuro promissor
Com o sucesso do serviço, a Maternidade Maria da Conceição de Jesus planeja ampliar a capacidade de atendimento e implantar novas terapias minimamente invasivas. “Queremos nos tornar um centro de excelência nacional em Cardiologia fetal e pediátrica, trazendo mais inovações para nossa comunidade, somos o SUS que funciona, como tem que ser!”, afirma o diretor geral, Amado Nizarala.