Metas Fitness para 2024 – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Canva
ATIVIDADE FÍSICA
Metas Fitness para 2024
Confira dicas para adotar a prática de atividades físicas e manter o foco na saúde.
Por:Susy Moreno | 03/01/2024 às 10:21

Ano novo chegou e dentro das metas para 2024 deve entrar a prática de atividades físicas e um estilo de vida mais saudável. Para transformar isso em realidade e não desistir do desafio no meio do caminho, a solução é procurar formas coerentes de encaixar os exercícios na rotina e manter o foco na saúde. A prática regular de atividades físicas é considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde.

O professor de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Tácio Santos, lista dicas para começar o novo ano com uma avaliação física adequada e cuidados para manter a constância dos novos hábitos. O educador físico afirma que avaliação médica, qualidade de sono e escolha das atividades impactam positivamente na qualidade de vida dos praticantes.

“Antes de iniciar um programa de exercícios, algumas avaliações físicas são essenciais. A avaliação da composição corporal, realizada com fita métrica, compasso de dobras cutâneas ou aparelhos de bioimpedância. Ela revela o peso corporal e a proporção de massa magra e gorda, importante para prescrever exercícios para iniciantes, dentro de uma intensidade segura e eficiente”, enfatiza.

Ele explica que avaliar a capacidade cardiorrespiratória, feita em esteiras, bicicletas ergométricas ou outras áreas adequadas para atividade física, é vital para determinar o nível inicial de aptidão física e prescrever exercícios aeróbicos. “Avaliar a força muscular e a flexibilidade também são importantes para garantir um programa equilibrado”, reforça.

Pesquisa
De acordo com informações publicadas na Agência Brasil, a Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), concluiu que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.

O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de março de 2023. Em todos os estados, foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Entrevista com Especialista
O especialista Tácio Santos, professor de cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências da Saúde e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas em Esporte, Educação Física e Atividade Física (CEUB/CNPq), oferece recomendações importantes sobre avaliações que devem ser realizadas antes de iniciar um programa de exercícios, exames necessários e alimentação adequada.

O professor ainda ressalta sobre a motivação e frequência das atividades: “Escolher atividades agradáveis e que sejam divertidas ajuda a manter a regularidade. Encarar a prática de exercícios como a aquisição de qualquer outro hábito, utilizando estratégias comprovadas para a aquisição de novos hábitos, pode ser benéfico para a manutenção da regularidade nos treinos”, afirma.

Confira outras dicas em nosso canal ‘Entrevista com Especialista’. Clique aqui!