Ministério da Saúde amplia público-alvo para vacinação contra HPV – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Freepik
VACINAÇÃO HPV
Ministério da Saúde amplia público-alvo para vacinação contra HPV
Por:Redação | 06/07/2024 às 00:01

Por meio de nota técnica publicada na última quarta-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou que usuários da chamada profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos, passaram a ser incluídos no público-alvo da vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) no Brasil.

De acordo com o documento, a recomendação é que o grupo receba o imunizante no esquema de três doses, com intervalo de dois e seis meses após a primeira. A vacinação para esse público já estará disponível gratuitamente a partir desta quinta-feira (4) nos postos de saúde.

Segundo Flávia Miranda Corrêa, consultora médica da Fundação do Câncer, essa medida visa proteger um grupo considerado de alto risco para a infecção pelo HPV. “Essa ampliação tem um grande impacto na prevenção dos tipos de câncer relacionados ao HPV em um grupo de maior vulnerabilidade ao vírus. Conforme publicação da Fundação do Câncer, cerca de 6 mil casos de outros cânceres relacionados ao HPV, além do câncer do colo do útero, poderiam ser evitados a cada ano por meio da prevenção primária (vacinação)”, comenta a especialista.

Para receber o imunizante, o usuário precisa procurar um posto de saúde da rede pública e apresentar algum tipo de comprovação de que faz PrEP, incluindo formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento ou até mesmo o próprio medicamento.

Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível de forma gratuita no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, no esquema de dose única; pessoas imunossuprimidas de 9 a 45 anos, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, no esquema de três doses; vítimas de abuso sexual, com esquema de 2 doses para os de 9 a 14 anos e 3 doses para os de 15 a 45 anos; e pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).