Novo hospital no Extremo Sul da Bahia está com 99% das obras concluídas – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Bárbara Silveira/SAÚDE GOVBA
NOVO HOSPITAL
Novo hospital no Extremo Sul da Bahia está com 99% das obras concluídas
Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, será uma rede de atenção às pessoas com doenças crônicas e de referência para urgências e emergências.
Por:Redação | 30/01/2024 às 00:23

Em poucos meses, o Hospital Estadual Costa das Baleias iniciará os atendimentos para toda a região de Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado. Com 99% das obras físicas concluídas, a unidade de saúde é estruturada com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul.

A unidade vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à urgência e emergência. A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, e o chefe de gabinete do Governo do Estado, Adolpho Loyola, estiveram na unidade para vistoriar as últimas etapas da obra, bem como a implantação dos equipamentos.

Enfermaria

Com um investimento de mais de R$ 150 milhões somente nas obras físicas, o local vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Na ocasião, a secretária da Saúde destacou a importância que a unidade de saúde vai representar no processo de regionalização da assistência para o extremo sul. “Estamos levando a alta complexidade para o interior do estado, fazendo na prática a regionalização da saúde. Realizamos a vistoria no Costa das Baleias, que será um hospital com um investimento total de cerca de R$ 200 milhões e vai representar um grande avanço para a saúde da região”, explicou.

Secretária na vistoria das obras

Com capacidade para mais de 1 mil internações mensais, a unidade vai ofertar atendimentos de urgência nas 24 horas nas especialidades clínica, incluindo saúde mental, e cirúrgica adulto, funcionando também como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O complexo também contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país.

Corredor enfermaria