Com investimento de R$ 2 milhões, o novo tomógrafo do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) iniciou os exames na segunda-feira (11). Essa tecnologia traz ao hospital o que há de mais moderno em Tomografia Computadorizada, tornando a unidade uma referência em estudos vasculares e cardíacos, bem como em reconstruções multiplanares e 3D. Outro aspecto importante é a capacidade de realizar exames complexos.
O novo equipamento conta com 64 canais físicos e 128 cortes possibilitando varreduras de corpo inteiro, aquisições mais rápidas, e recursos que viabilizam a realização dos exames com menores doses de radiação. O aparelho possui um avançado pacote cardíaco, que permite a formação de imagens cardiovasculares, incluindo varredura cardíaca, índice de cálcio no coração, análise de artéria cardíaca e análise da função cardíaca.
“Representando a Sesab, fico muito feliz em testemunhar esse novo momento do diagnóstico por imagem do estado. Particularmente, aqui no HGRS há uma complexidade de casos que requer um aporte tecnológico maior. Um tomógrafo como esse reforça bastante a capacidade da unidade”, afirma Paulo Barbosa, subsecretário da Saúde.
A diretora do HGRS, Lucrécia Savernini, explica que o novo equipamento chegou à unidade na semana passada e, após a instalação e todos os testes, está pronto para atender à população. “O aparelho vai permitir uma maior oferta de exames, beneficiando assim a população da Bahia”, destaca.