O poder da alimentação saudável na infância – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Divulgação
NUTRIÇÃO INFANTIL
O poder da alimentação saudável na infância
Nutricionista oferece dicas importantes para os pais
Por:Redação | 12/10/2023 às 06:31

Uma alimentação saudável durante a infância é um alicerce crucial para o desenvolvimento saudável e o bem-estar ao longo da vida. Ela desempenha um papel fundamental na prevenção da obesidade e no cultivo de hábitos alimentares positivos.As escolhas alimentares feitas nos primeiros anos de vida têm o potencial de moldar não apenas o crescimento físico, mas também a saúde mental e emocional das crianças.

Além disso, uma dieta equilibrada durante a infância pode reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, na idade adulta. Com isso, investir em uma alimentação correta para as crianças não é apenas uma medida preventiva, mas um presente duradouro para um futuro mais saudável e pleno.

Uma pesquisa conduzida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 2019 e 2020, revela que cerca de 80% das crianças brasileiras com idade até 5 anos têm o hábito de ingerir produtos ultraprocessados, tais como biscoitos, produtos à base de farinha e refrigerantes. Esse estudo integra o amplo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). De acordo com a pesquisa, os alimentos ultraprocessados também fazem parte da dieta de bebês com menos de 2 anos, sendo que esse grupo consome menos frutas e vegetais, os quais idealmente deveriam constituir a base da alimentação infantil.

A nutricionista Marina Ramos explica que estudos demonstram que crianças e adolescentes que passam mais tempo assistindo televisão tendem a consumir menos frutas e vegetais, e a ingerir mais porções de salgadinhos, doces e bebidas açucaradas. “O consumo elevado de açúcar e alimentos processados está diretamente ligado ao aumento no índice de obesidade infantil, diabetes tipo 2, dislipidemias, doenças cardiovasculares e até diversos tipos de cânceres. Além de influenciar na saúde mental e capacidade cognitiva”, reforça.

Confira a entrevista com a nutricionista Marina Ramos e compreenda os passos que você deve seguir com seu bebê.

Acesse AQUI a entrevista com especialista

#SaibaMaisComSaúde

Confira o Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos – MS