O que as suas rugas falam sobre você? – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Professora Marta Rocha/Divulgação
PRÁTICAS INTEGRATIVAS
O que as suas rugas falam sobre você?
A utilização do método de Rejuvenescimento Integrativo
Por:Redação | 24/08/2023 às 11:02

A partir de uma longa pesquisa, a acupunturista, professora e pesquisadora na área de Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas da Saúde, Marta Rocha, avalia que nosso rosto é registro fiel de tudo o que vivemos ao longo dos anos, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Para a Medicina Chinesa qualquer desequilíbrio no organismo é manifestado na face. Alguns fatores como estresse, má alimentação, tabagismo, sedentarismo e estados emocionais como raiva, tristeza, medo e euforia, quando prolongados podem gerar um bloqueio energético e adoecimentos que podem se manifestar na face.


As emoções têm uma relação direta com os órgãos e assim, a raiva e a irritabilidade e se relacionam com o Fígado e Vesícula biliar. O medo e a apatia com o Rim e Bexiga, tristeza e angústia com o pulmão e intestino grosso, a euforia e agitação com o coração e intestino delgado. Quando essas emoções ficam presentes por muito tempo, percebemos a manifestação no rosto em forma de rugas e marcas de expressão. Essas marcas aparecem não somente pelo bloqueio energético gerado na região correspondente aos órgãos, mas também pelas contrações constantes e repetidas da musculatura facial, provocadas por um estado emocional muito presente.

As regiões dos olhos, principalmente a inferior, têm uma relação com o Rim. Assim, as bolsas suboculares (região abaixo dos olhos) e as olheiras demonstram uma estagnação de energia do Rim, porém as marcas laterais conhecidas como pés de galinha, têm uma relação com os hormônios do nosso corpo, por isso é comum que se intensifique próximo a menopausa.

Segundo a professora Marta, a região entre as sobrancelhas está relacionada com o funcionamento do fígado. O excesso de raiva pode resultar em um bloqueio energético nessa região, e a contração muscular repetitiva, comum em estados de irritabilidade e raiva, pode criar uma marca vertical entre as sobrancelhas. Além disso, a região das bochechas possui conexão com os pulmões e o intestino grosso. Sentimentos como tristeza, angústia e depressão têm potencial para causar um bloqueio energético nessa área. Esses bloqueios, juntamente com o sentimento de tristeza, frequentemente se manifestam no rosto, conferindo um semblante “caído” que resulta em flacidez na musculatura da região. Isso pode levar ao surgimento de um sulco conhecido como “bigode chinês”.

A massagem facial

A pergunta é como tratar essas marcas e rugas? A massagem facial é uma ótima opção para desbloquear as energias, além de aumentar a circulação sanguínea local, ajudar no estímulo à produção de colágeno e relaxar a musculatura tensa. De acordo com a professora, as bolsas e olheiras respondem muito bem às massagens, pois mobilizam a estagnação local, assim como a marca entre as sobrancelhas e os pés de galinha, que também podem ser tratados através da massagem facial. A região da bochecha precisa da massagem para trabalhar o suco, conhecido como bigode chinês e também de exercícios que fortaleçam a musculatura.

#FiqueLigadoComSaúde

Confira a pesquisa de mestrado, realizada no programa Eicos (UFRJ).

Clique aqui.

#FicaDicaComSaúde

O livro Face a face com a sua saúde: a arte milenar da leitura facial na medicina chinesa

Encontre o Livro aqui