A entrevista com o geriatra Dr. Fabiano Latrilha aborda as principais dúvidas sobre a osteoporose, uma doença que afeta cerca de 10 milhões de brasileiros e mais de 500 milhões de pessoas globalmente, segundo a OMS. Caracterizada pela perda de densidade óssea, a osteoporose é silenciosa, afetando especialmente mulheres após a menopausa devido à queda do estrogênio, que estabiliza o metabolismo ósseo.
Dr. Latrilha explica que a doença muitas vezes é assintomática, mas pode apresentar sintomas como dor nas costas, perda de altura e redução da força nas mãos. Grupos de risco incluem mulheres na menopausa, pessoas acima de 65 anos, indivíduos de raças branca e asiática, pessoas com baixo IMC, e homens com mais de 70 anos.
A prevenção inclui atividades físicas, dieta rica em cálcio, vitamina D, evitar tabagismo e consumo excessivo de álcool. Embora a osteoporose não tenha cura, pode ser tratada com medicamentos, e com exercícios como musculação, que ajudam a fortalecer os ossos.
O Dr. Fabiano Latrilha, geriatra do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, responde as principais dúvidas sobre o tema.
Confira a entrevista, na íntegra, aqui.