Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Programa Medi+, uma parceria entre a Fundação Maria Emília (FME) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). O programa foi criado para proporcionar a estudantes de baixa renda, egressos(as) de escolas públicas, a oportunidade de ingressar no curso de Medicina com bolsas integrais, oferecendo o suporte necessário até a formatura.
A cada edição, dois candidatos terão 100% dos custos cobertos pela FME, além de receberem um curso de inglês oferecido pelo ACBEU, preparando-os(as) não só para a carreira médica, mas também para os desafios globais da profissão. As inscrições vão de 11 de setembro a 4 de outubro de 2024, e os interessados devem estar regularmente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, além de terem concluído o ensino médio em uma instituição pública brasileira.
Transformando o futuro
O Medi+ não pretende apenas viabilizar o acesso ao ensino superior. A iniciativa visa também formar profissionais de saúde comprometidos com a excelência acadêmica e desenvolver habilidades socioemocionais, essenciais para o exercício humanizado da medicina. Até o momento, seis estudantes estão sendo beneficiados com bolsas integrais, um reflexo do sucesso e do impacto positivo do programa.
Além de beneficiar os(as) bolsistas, a parceria também proporciona um ambiente de aprendizado mais diverso e inclusivo para professores e demais alunos, reafirmando o compromisso das duas instituições com a promoção da equidade e a transformação social por meio da educação.
Critérios de participação
Para participar do processo seletivo, o candidato precisa atender aos seguintes critérios:
Ter cursado o ensino médio completo em uma escola pública brasileira;
Estar regularmente inscrito no CadÚnico;
Ter realizado o ENEM entre 2019 e 2023.