Recém-nascidos recebem banho de ofurô na Maternidade Frei Justas, em Seabra – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Rafael Menezes / Saúde GovBA
HUMANIZAÇÃO
Recém-nascidos recebem banho de ofurô na Maternidade Frei Justas, em Seabra
Terapia garante assistência humaniza e bem-estar aos bebês
Por:Redação | 17/10/2023 às 15:42

Sob luz controlada e com uma água bem morninha, a pequena Mirian relaxa até dormir. Prematura, a primeira filha da dona de casa Maiara Conceição dos Santos nasceu com apenas 34 semanas e, desde o parto, segue sendo acompanhada de perto pela equipe multidisciplinar da Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra.

Unidade da Secretaria da Saúde da Bahia gerida pela Fundação Fabamed, a Frei Justo tem apostado em terapias alternativas, como o banho de ofurô, para garantir o bem-estar e a plena recuperação dos pequenos, garantindo assistência qualificada e humanizada. Na unidade, os bebês também contam com o auxílio da cromoterapia para promoção do relaxamento e tranquilidade.

“Através do banho de ofurô, nós proporcionamos um relaxamento muscular ao bebê devido diminuição da sensibilidade das terminações nervosas. Isso faz com que a circulação periférica aumente, provendo maior suprimento sanguíneo aos músculos e, consequentemente, aumentando a sensação de bem-estar e redução da produção de cortisol”, explica a coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani.

O banho de ofurô

O banho de ofurô consiste em imergir o recém-nascido em um balde com água, por no máximo 15 minutos, envolto em um cueiro, a uma temperatura entre 36,5 a 37ºC, buscando recriar o ambiente do útero materno. De acordo com especialistas, a temperatura e os movimentos dentro d’água não apenas garantem a manutenção da homeostase (o equilíbrio corpotal) e da temperatura corporal, mas também preservam a evolução do neurodesenvolvimento do bebê prematuro. Além disso, essa terapia ajuda a manter os níveis de saturação e a frequência cardíaca na normalidade. O bebê ganha peso e reduz o nível de estresse proveniente do ambiente de uma UTI.

Cuidado para mamãe e bebês

Referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, a Maternidade Frei Justo Venture, se destaca quando o assunto é unir tecnologia e cuidado humanizado para a gestação e o parto de alto risco. No local, inaugurado em março de 2022, as mulheres em trabalho de parto contam com equipamentos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto, métodos que auxiliam para o alívio da dor do parto. Já na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam.

UTI

“Em todas as salas de parto nós temos os equipamentos usados para a analgesia e para um parto mais humanizado. No cavalinho e na bola, por exemplo, a paciente consegue preparar a pélvis para o trabalho de parto. Além disso, todos são assistidos por médicos e enfermeiros obstetras, além da participação do acompanhante da paciente em todo o processo, com ambiente climatizado e exclusivo para mamães e bebês”, explica o diretor médico da Frei Justo, Robson Luiz de Souza.

Amplo atendimento

Contando com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional, a Frei Justo Venture oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia, atendendo pacientes de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.

Maternidade Frei Justo Venture