A população de Feira de Santana e de toda a região já conta os minutos para início da Micareta de Feira, maior Carnaval fora de época do Estado, que acontece desta quinta-feira (18) até domingo (21). E o folião que irá para o Circuito Maneca Ferreira poderá ficar tranquilo que o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já está pronto para garantir a saúde de feirenses e visitantes.
Serão investidos cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde, divididos em diferentes segmentos. Serão 470 plantões nas áreas assistenciais da rede estadual, contando vigilância, fiscalização e administrativo, um número 104% a mais que em 2023. Haverá ampliação na frota de ambulâncias – incluindo uma nova do tipo UTI – e reforço no estoque de medicamentos e insumos.
“A Micareta de Feira reúne milhares baianos e visitantes e uma festa deste tamanho precisa contar com uma assistência à saúde forte e também o cuidado com a população com ações de prevenção e vigilância. Não estamos medindo esforços para que a rede estadual de saúde de Feira dê todo o suporte aos foliões, com um atendimento de qualidade como ele merece”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que estará presente na micareta e realizou pessoalmente vistoria nas unidades na última segunda-feira (15).
Hospitais
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ainda contará com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de acidentes graves, com capacidade de atender a 45 pessoas simultaneamente. Além do HGCA, o Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estarão recebendo pessoas que necessitem de atendimento.
Testagem
No circuito, haverá um estande de Testagem Rápida, localizado na Antiga Norauto, que oferecerá testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Em caso de teste positivo, o paciente contará com assistência social e encaminhamento para consulta posterior. Equipes da Sesab também distribuirão 500 mil preservativos e material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
“Nossa estratégia de testagem e prevenção tem dado certo desde o ano passado, evitando a propagação de ISTs e auxiliando no tratamento das pessoas que, por ventura, testem positivo Com isso, juntamos a vigilância e a assistência em uma só ação e com largo alcance à população”, analisa Roberta Santana.
Para garantir o pleno funcionamento das unidades, equipes da Corregedoria da Saúde atuarão nas unidades conferindo escalas de plantão e jornadas de trabalho e a Ouvidoria da Saúde estará a postos para avaliar o atendimento ao cidadão, atuando por demanda própria e por meio do acionamento pelos foliões pelo telefone 0800 284 0011.