Saiba como proteger os olhos ao observar o fenômeno do Eclipse Solar – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Divulgação
SAÚDE OCULAR
Saiba como proteger os olhos ao observar o fenômeno do Eclipse Solar
A observação direta deve ser feita com equipamentos adequados ou é possível assistir de forma segura pela internet
Por:Redação | 13/10/2023 às 10:54

O eclipse anular do sol, que acontece amanhã, dia 14, poderá ser visto em vários locais do Brasil, inclusive de Salvador por volta das 16h45. O fenômeno acontece quando a distância da Lua não a permite cobrir toda a luz solar, deixando uma espécie de anel brilhante. Para observá-lo, é preciso adotar alguns cuidados para evitar danos à retina e, até mesmo, um quadro de cegueira permanente.

A oftalmologista e professora doutora da Universidade Salvador (UNIFACS), Nedy Neves explica por qual motivo não devemos olhar diretamente para o sol, inclusive durante o eclipse. “A observação direta do eclipse sem o equipamento adequado pode gerar uma queimadura na fóvea, que é a área nobre da retina, causando um fototraumatismo. Essa lesão pode evoluir para a cegueira parcial ou total irreversível, por conta da queimadura das células dessa área”, alerta a especialista.

Ela explica que o fototraumatismo ocasionado durante uma observação direta sem equipamento adequado acontece porque a retina não consegue se proteger de forma eficaz de radiações que são emitidas pelo Sol.

Observação segura

Para que a observação direta do fenômeno aconteça de forma segura, é imprescindível o uso de filtros solares oculares e seguir algumas regras de segurança. “Essa observação deve ser feita com o uso de equipamentos especiais com lentes metalizadas e filtros de alumínio, encontrados em telescópios e óculos especiais para eclipses”, esclarece Nedy Neves. Ainda assim, a observação não deve ultrapassar um período de 30 segundos, sendo sempre seguido por um intervalo de 3 minutos de descanso.

Além disso, há a opção de o fenômeno ser visto de maneira indireta, projetando a imagem em um anteparo branco, como uma parede ou papel. “Óculos escuros, mesmo com proteção UV, não evitam os danos que podem ocorrer com a exposição”, lembra a especialista. Isso acontece porque os óculos escuros não possuem filtros adequados e eficazes para a proteção da retina. A oftalmologista também lembra que a proteção com filmes negativos de RX ou similares é um mito e não evita a queimadura da retina.

Assistir online

A transmissão ao vivo é uma excelente opção de observação segura, pois, transformará o fenômeno da anularidade que dura cerca de 4 minutos, em um evento de 6 horas.

Para quem quiser assistir ao fenômeno on-line, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), irá transmitir o eclipse anular do Sol a partir das 11h (horário de Brasília), por meio da sua unidade vinculada Observatório Nacional (ON), transmitirá pelo canal do Youtube do ON. A ação é uma parceria com a organização internacional Time and Date.