Para intensificar as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal da Saúde realizará uma megaoperação neste final de semana, com o Dia D da Mobilização Salvador contra a Dengue marcado para este sábado (9/3), a partir das 08h, incluindo atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade
Três mutirões de limpeza serão realizados simultaneamente nas regiões do Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Cajazeiras em parceria com a LIMPURB; quando os moradores dessas localidades terão a oportunidade de descartar adequadamente materiais que, devido ao seu grande volume, não podem ser recolhidos durante a coleta domiciliar e acabam servindo de reservatório para o mosquito Aedes depositar seus ovos.
Itens como fogões velhos, vãos sanitários, sofás e geladeiras sem utilidade serão recolhidos ao longo do dia nos mutirões. Simultaneamente, as equipes envolvidas na ação irão percorrer as residências conscientizando a população sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nas ruas, unidades de saúde, escolas, igrejas e outros espaços para a realização de bloqueios, vistoria de depósitos elevados, como caixas d’água e calhas; aplicação de inseticida de efeito residual e utilização de UBV Pesada (carro fumacê) em pontos estratégicos. Áreas públicas como praças, parques e jardins também serão alvo de inspeção.
A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, convoca a todos os soteropolitanos para participar da mobilização, atuando também como agente colaborador do poder público, eliminando focos do mosquito, adotando bons hábitos e auxiliando na fiscalização da sua comunidade. Segundo Ministério da saúde 80% dos focos do Aedes estão dentro das próprias residências. Temos inúmeras campanhas com orientações sobre o manuseio de possíveis depósitos para focos do mosquito, que devem colocadas em prática na própria casa, alertando ainda a vizinhança. Juntos, poderemos vencer o Aedes”.
Dados
Em janeiro deste ano, o Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de Salvador, que serve como instrumento para nortear medidas de ações de controle, foi de 1,8 – significa que foram encontradas larvas do mosquito em quase dois de cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de saúde do município. Este índice aponta um cenário de alerta, mas no comparativo com o mesmo período do ano passado houve uma melhora: em janeiro de 2023, a taxa do LIRAa era de 2,4.
Locais/Mutirões
Porém, quando analisado separadamente por Distrito Sanitário, as regiões alvo dos mutirões de limpeza deste sábado preocupada a administração pública. O Subúrbio ferroviário registra um índice de infestação de 2,5; Cajazeiras 1,3 e Centro Histórico 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0.
Número de casos
Já sobre episódios de dengue, até o último dia 07 de março Salvador contabilizou 523 casos confirmados da doença, uma redução de 24,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram confirmados 695 casos.
“Não podemos baixar a guarda. Cuidar da nossa cidade é uma responsabilidade conjunta, por isso é de suma importância a união de todos nas ações de enfrentamento às arboviroses em Salvador. O poder público e população fazendo suas partes”, destacou Ana Paula Matos.
VACINAÇÃO
Dengue
Ainda dentro da Mobilização Salvador contra a Dengue, a SMS disponibilizará neste sábado (09) e domingo (10) 42 pontos de vacinação contra a doença para o público alvo de 10 a 14 anos.
Após divulgação de Nota Técnica do Ministério da Saúde (Nº 7/2024-CGFAM/DPNI/SVSA/MS), a vacina contra a dengue passa a ser administrada apenas nos postos de saúde tradicionais, e não mais em pontos extramuros como shoppings. Esses locais passarão a centralizar somente a imunização contra Influenza, cuja campanha foi iniciada antecipadamente em Salvador nesta sexta-feira (08).
Desde o início da vacinação em Salvador, em 15 de fevereiro, 24.319 doses já foram aplicadas.
Influenza
As equipes da SMS também vão aplicar doses da vacina contra a gripe para o grupo prioritário em locais com grande circulação de pessoas (exceto para crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias). Neste primeiro dia de estratégia na capital baiana, 2.204 pessoas foram imunizadas.
A programação (lista de pontos, horários, público alvo e documentação exigida) pode ser conferida no site