Santa Inês é destaque em programa que avalia o desempenho das unidades de saúde no Brasil – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Divulgação/Santa Inês
DESTAQUE NA SAÚDE
Santa Inês é destaque em programa que avalia o desempenho das unidades de saúde no Brasil
Município obtém nota 9,25 e fica entre os 40 municípios a receber a nota máxima
Por:Susy Moreno | 05/08/2024 às 21:49

O município de Santa Inês mais uma vez se destaca no cenário nacional ao obter a nota 9,25 no programa Previne Brasil, que avaliou o desempenho das unidades de saúde no primeiro quadrimestre de 2024. Este resultado reforça o compromisso do município com a qualidade de vida de sua população e a equidade na atenção primária à saúde.

O Previne Brasil é um programa que visa aprimorar o acesso aos serviços de saúde, com foco na melhoria da qualidade e na promoção da equidade. Ele avalia o desempenho das unidades de saúde a partir de diversos indicadores, como cobertura da vacinação infantil, eficiência do pré-natal, atendimento odontológico e cuidado aos hipertensos e diabéticos.

A cada quadrimestre, é emitida uma nota de desempenho para cada equipe da atenção primária, permitindo uma análise detalhada das práticas e estratégias adotadas. Segundo a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Inês Caroline, a conquista é “muito gratificante para todos nós da equipe, pois mostra o resultado dos esforços coletivos na busca por um atendimento igualitário e humanizado.” Ela ainda destacou que essa nota “também serve como combustível e motivação para buscar novas melhorias na assistência.”

Desde 2017, Santa Inês vem construindo um novo modelo de gestão e acesso às políticas públicas para seus moradores. De acordo com o prefeito Emerson Eloi, “estar novamente entre os 40 municípios a receber a nota máxima em indicadores de desempenho da saúde mostra que nosso município colhe os frutos da estratégia que escolhemos para desenvolver melhorias na aplicação dos recursos públicos.”

Ele acrescentou ainda que “esta nota é importante, pois desta forma o município poderá evoluir com os resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária. Isto é fundamental para que os municípios possam desenvolver ações estratégicas e prioritárias, a fim de alinhar às diretrizes clínicas necessárias para o acompanhamento adequado da população de nossa cidade,” finaliza Eloi.

Conheça mais o programa Previne Brasil
É um novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.