O Hospital da Mulher (HM) apresentou este mês, através do Serviço de Endometriose, os resultados do projeto ‘Endometriose Brasil: Programa de aprimoramento profissional para diagnóstico e tratamento da doença’, promovido pelo PROADI-SUS em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP).
O HM foi selecionado pelo MS como um dos cinco principais hospitais de endometriose do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Durante todo o projeto, a iniciativa estabeleceu uma linha de cuidado com a realização de tutorias, aulas e trocas de experiências entre as equipes do Serviço de Endometriose e da Beneficência Portuguesa.
A endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
De acordo com o ginecologista e especialista em endometriose do Hospital da Mulher, Alexandre Amaral, o programa foi de grande importância e deixou como legado o aperfeiçoamento contínuo do Serviço de Endometriose.
“Com a troca de expertises com a equipe da BP, poderemos melhorar ainda mais o nosso serviço e reafirmarmos o compromisso de prestar, cada vez mais, um serviço de qualidade às nossas pacientes. O balanço foi super positivo, e a intenção é continuar neste projeto para que a gente traga ainda mais recursos e melhorias para o nosso serviço”, afirmou Dr Alexandre.
Para o coordenador do Serviço de Endometriose, Heron Cangussu, o Programa foi uma forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo hospital. “É um reconhecimento de destaque a nível nacional. Estamos contando com o apoio do Ministério da Saúde a nível federal, em uma troca de experiências que, sem dúvidas, vai trazer benefícios incríveis para o nosso Serviço e para as mulheres baianas”, assegurou.
Serviço de Endometriose
Em um serviço integrado e com infraestrutura que garante à paciente todo o acompanhamento necessário, o diagnóstico da endometriose pode ser realizado no Hospital através do exame clínico, de toque ou visual, através de ultrassom transvaginal ou ainda da ressonância ou laparoscopia.
Com os exames em mãos, o médico faz um estadiamento da doença, o que permite identificar o grau de evolução para poder definir o tratamento adequado. Desde 2017, foram realizados mais de 10 mil atendimentos e procedimentos cirúrgicos na unidade.
Atendimento
Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, com o encaminhamento médico em mãos, ela será cadastrada no sistema Lista Única via telefone 156 (Salvador). Caso seja do interior, o próprio município fará o seu cadastro.