Teste do olhinho é um aliado no diagnóstico de doenças oftalmológicas – Portal ComSaúde Bahia
Foto:Divulgação/Ascom Frei Justo
SAÚDE OCULAR
Teste do olhinho é um aliado no diagnóstico de doenças oftalmológicas
Maternidade em Seabra possui equipamento que permite examinar o bebê sem a necessidade de colírios.
Por:Susy Moreno | 16/07/2024 às 15:18

O cuidado com a saúde ocular dos gêmeos Luíza e Luiz Henrique Souza, que nasceram na maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, começou logo no pós-parto. Minutos depois do nascimento, os filhos da dona de casa Kananda Souza realizaram o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como “Teste do Olhinho”, exame simples, rápido e indolor, que pode ser feito pelo obstetra ou neonatologista, e verifica se as estruturas dos olhos estão saudáveis, podendo detectar indícios de doenças como a retinoblastoma e a catarata congênita, considerada a principal causa de cegueira infantil do mundo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) defendem a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

A SBP reforça que o “Teste do Olhinho” é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Assim como os irmãos, todos os recém-nascidos na unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fabamed, passam pelo procedimento realizado com o auxílio de um equipamento chamado oftalmoscópio. Ele permite que o médico examine os olhos do bebê por meio de uma lente com luz projetada, sem a necessidade do uso de colírios.

A coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani explica que mais de quatro mil exames já foram realizados na unidade, garantindo mais saúde para os bebês de Seabra, Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã e Souto Soares – todos acolhidos pela unidade.

“Contamos com uma equipe com pediatras e neonatologista responsáveis pela realização do Teste do Olhinho. Somente até o mês de junho, realizamos mais de 980 exames na Frei Justo, assegurando saúde ocular para todos esses bebês”, afirma.

Cuidado integrado
Referência para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, a Maternidade Frei Justo Venture, se destaca quando o assunto é unir tecnologia e cuidado humanizado para a gestação e o parto de alto risco. No local, inaugurado em março de 2022, as mulheres em trabalho de parto contam com equipamentos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto, métodos que auxiliam para o alívio da dor do parto. Já na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam.

Contando com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional, a Frei Justo Venture oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.