Nove unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foram contempladas, na última segunda-feira (2), com o Selo Estadual de Humanização, entregue pela primeira vez como reconhecimento às práticas humanizadas implementadas na Bahia.
Durante o evento realizado no Auditório Lúcia Alencar, na Sesab, o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, destacou a relevância da premiação no âmbito da política de humanização.
“A política de humanização passa por gestores e trabalhadores. É um desafio enorme, mas que a gente precisa assumir. Implica em um bom acolhimento, lembrando que afeto também é terapia”, pontuou o subsecretário, acrescentando que é importante também implantar fortemente uma política de cuidados paliativos.
O diretor de Gestão do Trabalho (Dgets) da Sesab, Luciano Moura, afirmou que a entrega do Selo Estadual de Humanização marca o início de uma ideia que ganha corpo como reconhecimento “dos nossos esforços para a melhoria do cuidado”. O representante do Ministério da Saúde, Bruno Guimarães, por sua vez, lembrou que o selo foi construído a muitas mãos e salientou que Bahia é um referencial quando se trata da política de humanização.
Premiadas
Foram agraciados com o Selo Estadual de Humanização o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, o Hospital Geral Roberto Santos, a Maternidade Maria da Conceição de Jesus, a Maternidade Tsyla Balbino, o Instituto Couto Maia, o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), a Unidade de Emergência Mãe Hilda Jitolú, o Hospital Afrânio Peixoto e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ao todo, 18 unidades da rede estadual de saúde concorreram à premiação.
O diretor da Maternidade Maria da Conceição de Jesus, Amando Nizarala disse estar muito feliz com a premiação e agradeceu aos trabalhadores da unidade, que com apenas 3 anos de inaugurada já alcança essa conquista.
De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Janaina Peralta, a valorização dos trabalhadores do SUS na Bahia é uma busca constante da Sesab. “Desde 2018 a política de humanização é presente nas unidades da Sesab, e hoje temos uma coordenação que consegue cuidar da política de humanização e busca o atendimento humanizado nas nossas unidades”, explicou.
Na avaliação do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Antônio Gêmeos Almeida, o Selo Estadual de Humanização “talvez seja a maior premiação que o SUS pode promover”.