O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh) inaugura, nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. De acordo com a unidade hospitalar, referência em alta complexidade na Bahia, a ampliação permitirá um aumento de 25% na realização de cirurgias em comparação ao número atual. O investimento de aproximadamente R$ 160 mil, proveniente de recursos próprios, trará melhorias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hupes realiza aproximadamente 455 cirurgias por mês nos setores de Centro Cirúrgico, Hospital Dia e Hemodinâmica. Antes da ampliação, o hospital contava com 20 leitos de UTI adulto e dez de UTI pediátrica.
A nova unidade, localizada na Ala 4C, será destinada à UTI cirúrgica, atendendo pacientes submetidos a procedimentos de alta complexidade ou com múltiplas comorbidades. Segundo o hospital, as novas instalações permitirão a realização de mais cirurgias eletivas que necessitam de suporte em leitos de UTI.
De acordo com o superintendente do Hospital Universitário, José Valber Meneses, a abertura dos novos leitos é uma conquista que vai trazer um impacto significativo para a assistência.
“A abertura da nova UTI irá aumentar as atividades assistenciais com consequente melhoria das atividades acadêmicas. Isso possibilita a ampliação dos atendimentos de alta complexidade e casos graves, além da disponibilidade de oferta de leitos de UTI para o Estado da Bahia”, finalizou.
A gerente de Atenção à Saúde, Carolina Calixto, explica que a abertura de novos leitos é fundamental para ampliar o número de oferta de cirurgias. “Para realizar todos os procedimentos cirúrgicos que o hospital comporta, necessitávamos da abertura desta UTI. O Hospital vem investindo de forma consistente para melhorar cada vez mais a assistência à saúde da população baiana e é de fundamental importância que possamos dar o melhor atendimento a todas as pessoas que buscam a instituição”, afirmou.