De acordo a vice-prefeita e secretária de saúde do município de Salvador, Ana Paula Matos, os postos estão instalados em pontos estratégicos, com fácil acesso e estrutura para atender desde demandas mais simples até procedimentos cirúrgicos e estabilização de pacientes que precisarem de suporte avançado à vida. “Para reforçar ainda mais essa logística, contamos com equipes de cirurgia bucomaxilofacial fixas e móveis para assegurar a assistência qualificada aos pacientes”, destacou Ana Paula Matos.
A secretária de saúde ressalta a importância da mega estrutura e de disponibilizar os módulos também nos carnavais de bairros. Segundo ela, o objetivo é ofertar uma assistência ágil e eficiente para os foliões que necessitem por algum motivo do acolhimento em saúde.
Em regime de 24h – De 08/02 (Abertura) até a quarta-feira de cinzas (14)
Serão 15 Módulos Assistenciais (postos de saúde) de prontidão para acolher as demandas dos pacientes;
Nos circuitos oficiais Dodô, Osmar e Batatinha e no circuito alternativo Mestres Bimba (Nordeste de Amaralina), serão 13 estruturas.
Em regime de 12h entre os dias 10 e 14 de fevereiro
02 módulos com plantões nos Bairros de Cajazeiras e Periperi
Estrutura
As unidades contarão com um total de 157 leitos, sendo 142 para atendimento aos pacientes que necessitam de observação e 15 leitos de estabilização com suporte avançado à vida (semelhante aos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva).
Durante a folia, serão mais de 7.135 plantões, envolvendo cerca de 2 mil profissionais, entre eles 163 médicos e seis equipes de cirurgia bucomaxilofacial.
Urgência e emergência
Estarão ainda de prontidão 20 ambulâncias, 10 motolâncias e duas ambulanchas do SAMU 192 para intervenção rápida das ocorrências que necessitarem de transferência para rede hospitalar.
Outras unidades de plantão
Dez UPAs, seis Pronto Atendimentos, a Unidade de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó e o Hospital Municipal de Salvador também atuarão como postos de retaguarda para acolhimentos de casos provenientes da festa.
Ações preventivas
Para assegurar tranquilidade e ampliar os protocolos de segurança em saúde aos soteropolitanos e turistas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou o alcance de ações preventivas com o apoio de importantes segmentos como Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Ambiental (Visamb), Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância Epidemiológica (Viep).