Bahia

Espaço Publicitário

ponto de testagem ISTS

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

São João: Sesab supera 33 mil testes para ISTs

SAÚDE PÚBLICA BAHIA

Estrutura montada pelo Governo do Estado já realizou mais de 33 mil exames e reforçou a assistência hospitalar durante os festejos juninos

Tempo de Leitura: 3 minutos

Os postos de testagem rápida implantados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) durante os festejos juninos já ultrapassaram a marca de 33 mil exames realizados. Além disso, a estratégia busca descentralizar o atendimento, ampliar a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e garantir assistência à população durante as celebrações na capital e no interior.

Ao todo, os 16 postos montados pela Sesab realizaram 33.189 testes para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Dessa forma, a iniciativa contribui para tornar o São João mais seguro para baianos e turistas.

posto testagem ISTS
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Diagnóstico precoce amplia o cuidado

Dos exames realizados, 379 apresentaram resultado positivo. Entre eles, 349 foram reagentes para sífilis, 13 para hepatite C, nove para HIV e oito para hepatite B.

Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Ramon Saavedra, a ação integra uma estratégia voltada à ampliação do acesso ao diagnóstico e ao cuidado em saúde.

Quando testamos as pessoas e detectamos ISTs, estamos antecipando o cuidado a elas e interrompendo possíveis transmissões”, destacou.

Além disso, a facilidade de acesso aos postos tem incentivado a população a realizar os exames durante os festejos. Por isso, muitas pessoas aproveitam a passagem pelos circuitos para cuidar da saúde.

A moradora de Alagoinhas, Janaína Silva, aproveitou a oportunidade para fazer os testes.

“Acho muito importante estar conferindo rotineiramente como está a saúde. Ter o posto aqui facilita muito. A gente aproveita a festa e cuida da saúde”, afirmou.

Hospitais reforçam assistência durante o São João

Paralelamente às ações preventivas, a Sesab reforçou os plantões em diversas unidades hospitalares para atender ocorrências relacionadas ao período junino.

Entre os dias 19 e a manhã desta segunda-feira (22), as equipes registraram nove ocorrências consideradas mais graves. Desse total, três tiveram relação com queimaduras e seis ocorreram em decorrência da explosão de bombas.

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, concentrou oito atendimentos. Já o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, registrou uma ocorrência.

Enquanto isso, as equipes seguem mobilizadas para atender eventuais demandas durante o período festivo.

posto testagem ISTS
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Postos especiais atendem foliões na capital

Além do suporte hospitalar, o Governo do Estado mantém dois postos especiais de saúde em Salvador.

Até o momento, as equipes contabilizaram 87 atendimentos. O módulo assistencial localizado no Pelourinho registrou 61 ocorrências. Por sua vez, a unidade de Paripe realizou 26 atendimentos.

De acordo com o balanço médico, os principais motivos que levaram os foliões às unidades foram sintomas clínicos leves e moderados, como dores abdominais, cefaleia e intoxicação alcoólica.

Ainda segundo o levantamento, a estrutura montada para os festejos permitiu resolver a maior parte dos casos no próprio local. Assim, a maioria dos pacientes recebeu atendimento e retornou às atividades sem necessidade de transferência para outras unidades hospitalares. Com isso, os serviços de urgência e emergência permaneceram disponíveis para situações de maior gravidade

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima