Com o auditório lotado, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia realizou, nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o II Workshop em Saúde Digital da Santa Casa da Bahia. O evento teve como tema “Mercado de Chatbot e Crescimento na Bahia e no Brasil no Setor de Saúde” e trouxe insights sobre novas formas de comunicação e atendimento aos pacientes, promovendo maior eficiência, agilidade e fluidez.
O uso de chatbots programados em uma interface conversacional baseada em Inteligência Artificial foi destacado para diversas aplicações, como atendimento ao paciente, agendamento de consultas e exames, qualificação de bases de dados e CRM, pesquisas de satisfação e geração de leads.
O evento foi realizado no Hospital Santa Izabel, pela Gerência de Tecnologia da Informação da Santa Casa, em parceria com a TLD Hub de Cibersegurança e Conectividade, empresa com DNA 100% baiano reconhecida nacional e internacionalmente por sua expertise em segurança da informação e omnicanalidade, e a Infobip, plataforma global de comunicação Omnichannel.
O Diretor Comercial Regional da TLD, Victor Nunes apresentou a palestra principal: Transformando a Jornada do Cliente com Experiências Conectadas, na qual abordou conceitos de omnicanalidade, engajamento e total suporte ao cliente, para integrar todos os canais de interação físico e digitais, automatizando processos para uma experiência unificada e personalizada, por meio de diversos canais, como: SMS, e-mail, voz, WhatsApp, Messenger, chat ao vivo.
De acordo com a Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp ocupa o primeiro lugar dentre os aplicativos mais populares instalados nos smartphones dos brasileiros, 58% dos entrevistados. O Instagram segue em segundo lugar (55%), e o Facebook em terceiro com 33%. Em Salvador, as formas mais utilizadas de acesso aos serviços digitais são: telefone celular, com 75,1% e notebook ou computador, com 48,7%.
Para Mônica Bezerra, Diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa da Bahia, o projeto de conectividade construído em parceria com a TLD e a Infobip é a grande aposta da instituição para 2025. “A TLD tem atuado conosco em várias áreas. Neste momento vamos juntos na jornada para agregar tecnologia ao processo de acolhimento e comunicação com os nossos pacientes, que faz parte um projeto de melhoria contínua, buscando aumentar os pontos de contato com nosso cliente de maneira mais assertiva, fidelizar esse contato, entregar maior valor, aumentar a satisfação com o serviço prestado, e do outro lado, ter maior controle do processo operacional, tornando-o mais fluido e mais ágil”, salienta a Diretora.
No início de 2024, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o Guia para Modelos Multimodais de Inteligência Artificial para a Saúde, com orientações éticas e de governança para o uso de IA em saúde. Os princípios visam garantir que a IA seja utilizada na saúde de forma ética, segura e inclusiva.
De acordo com o CEO da TLD, Ricardo Oliveira, o objetivo maior da empresa é ajudar as organizações a ampliarem eficiência e uma comunicação assertiva com seu público-alvo. “Somos uma empresa de tecnologia com dois pilares bem estruturados: o primeiro deles é a Cibersegurança, o segundo é a Comunicação Omnicanalidade, que é justamente o propósito do nosso evento aqui hoje. Tenho a convicção de que a tecnologia é um meio para que haja uma aproximação efetiva das pessoas. Então, quando falamos de negócios, de atendimento, de pacientes, estamos falando de pessoas que estão no centro, e a tecnologia tem que ser usada para viabilizar esse contato entre instituições, clínicas, hospitais, entidades públicas, privadas. Esse é um projeto de longo prazo de uma parceria de alguns anos, e pretendemos estar juntos com eles em toda essa jornada”, pontua Oliveira.
O Superintendente da Santa Casa, Eduardo Queiroz ressaltou que todo a jornada de Revolução Digital da instituição está pautada no Plano Diretor de Tecnologia, que preza pela segurança da informação, fluxo de processo e conectividade efetiva.
Aliança Estratégica
A Diretora de Transformação Digital da SEMIT – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia destacou os benefícios alcançados pelo Programa Conecta Salvador, uma plataforma Omnichannel desenvolvida pela TLD.
Entre os resultados, o programa contabiliza mais de 709 mil cidadãos cadastrados, 697 serviços digitais ativos, quase 3 milhões de interações com o chatbot no WhatsApp da Prefeitura Municipal de Salvador, além da otimização de processos, redução de custos operacionais, aumento da transparência, melhoria na experiência do cidadão e tomadas de decisão baseadas em dados.