Foto:Freepik
ATENDIMENTO DIGITAL
Sesab acelera engajamento e acesso dos cidadãos baianos a serviços digitais de saúde
Parceria com a TLD Hub de Cibersegurança e Conectividade e a Infobip, uma plataforma global de comunicação corporativa
Por:Redação | 12/12/2024 às 19:21
Reading Time: 2 minutes

Com o mundo cada vez mais conectado, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) tem desenvolvido estratégias para assegurar aos baianos acesso direto e em tempo real a novos serviços de atendimento digital. Essa iniciativa é realizada em parceria com a TLD Hub de Cibersegurança e Conectividade e a Infobip, uma plataforma global de comunicação corporativa especializada em soluções de engajamento.

O Diretor de Comunicação da Sesab, Pablo Barbosa, explica: “A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia identificou, a partir de um diagnóstico inicial, a necessidade de uma comunicação mais eficiente e acessível para engajar diretamente a população baiana. A Omnicanalidade foi vista como uma solução estratégica para integrar agendamentos, confirmação de consultas e envio de documentos, além de disseminar informações de campanhas educativas. Com isso, buscamos otimizar os recursos públicos, oferecer um atendimento ágil e reduzir custos operacionais, ao mesmo tempo em que facilitamos o acesso da população aos serviços essenciais”, ressalta.

A solução Omnichannel
A solução omnichannel na área da saúde agrega valor à jornada do paciente, possibilitando agendamentos, consultas, solicitações de procedimentos e envio de lembretes por diferentes canais digitais. Essa abordagem oferece uma experiência conversacional que busca formas mais naturais de interação com o público, utilizando chatbots ou robôs de conversação. Esses agentes virtuais, desenvolvidos com inteligência artificial, são capazes de criar diálogos semelhantes aos humanos por meio de processamento de linguagem natural.

“A necessidade por uma solução Omnichannel surgiu com o fluxo crescente dos dados dispersos nos sistemas de atendimento e comunicação com a população. Observamos a importância de consolidar esses canais para garantir uma experiência de atendimento unificada e automatizada, alinhada ao objetivo de transparência e agilidade no acesso aos serviços de saúde”, detalha Pablo Barbosa.

Integração de sistemas
Neste contexto, a experiência baiana de Integração de Sistemas é pioneira no Brasil em disponibilizar as funcionalidades de múltiplas opções de agendamento, atendimento personalizado de acordo com informações coletadas, busca ativa de pessoas para contato, análise e monitoramento de dados, oferta de informações, possibilidade de comunicação constante com as pessoas cadastradas (campanhas) e comunicação interna com os profissionais, por SMS, WhatsApp, Facebook, Instagram, Email, Messenger, Telegram.

Agendamentos
Todos os agendamentos são realizados por meio da plataforma: https://www.ba.gov.br/
que agrega os serviços do Estado da Bahia, ou pelo Whatsapp da Sesab: 71 3118-8365.

Projeto piloto
E o projeto piloto de doação de sangue da HEMOBA – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, com crescimento de 27,7% nas doações no comparativo mensal, com ampliação da captação de bolsas e cadastro de medula óssea após campanha de sensibilização para a importância da doação de sangue, potencializando a base de dados de 900 mil doadores cadastrados, em 300 municípios baianos. Esses números refletem o impacto positivo das ferramentas digitais na adesão e conscientização da população em relação às iniciativas de saúde.

Campanhas
As campanhas de saúde, como as de mamografia e doação de sangue, tiveram maior alcance e adesão, demonstrando que a tecnologia é uma aliada para garantir o direito à saúde e aproximar ainda mais a Sesab dos cidadãos. Atualmente, a tecnologia Omnichannel está ativa em sistemas de acompanhamento de consultas e exames nas policlínicas, além de campanhas de saúde pública, como as feiras de saúde que divulgam serviços essenciais. Este modelo permite que informações sobre os serviços oferecidos cheguem de forma segmentada e eficaz à população.