Brasil

Banner-web-CAPITAL-728-x-90-px_01
Banner-web-CAPITAL-728-x-90-px-2_01
REGIONAIS_BAHIA_SECOM_SSA_MORADIA
previous arrow
next arrow

Espaço Publicitário

Foto: Freepik

Estudo revela que milhões de brasileiros negligenciam os cuidados com a pele

SAÚDE DA PELE

Pesquisa Datafolha realizada pela SDB, em parceria com o Grupo L’Oréal, aponta que 90 milhões de brasileiros nunca se consultaram com um médico dermatologista.

Tempo de Leitura: 2 minutos

Um estudo inédito, conduzido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em colaboração com o Grupo L’Oréal no Brasil, revelou uma realidade alarmante: 90 milhões de brasileiros nunca consultaram um dermatologista. Este dado representa mais da metade da população adulta do país.

O estudo destaca a falta de conscientização sobre os sinais que a pele pode indicar, desde condições simples até doenças graves. O presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui, enfatiza que cuidar da pele vai além da estética, sendo crucial para a saúde integral.

O acesso à dermatologia no Brasil é um dos grandes desafios de saúde pública, conforme reconhecido pela OMS. A falta de consultas preventivas sobrecarrega o sistema de saúde, resultando em altos custos e diagnósticos tardios.

Para a dermatologista, Dra. Vitória Rego, apesar de se tratar de uma amostragem pequena, o estudo evidencia o desconhecimento da população sobre as diversas áreas de atuação da Dermatologia.

Essas pesquisas são importantes para identificarmos o perfil dos pacientes em diferentes regiões. É preocupante o número de pessoas que nunca consultaram um dermatologista. A falta de acesso e o desconhecimento sobre a especialidade ainda são grandes barreiras. Por isso, é fundamental mantermos campanhas de esclarecimento sobre a importância da Dermatologia para a saúde da população”, afirma Dra. Vitória.

Papel do dermatologista

A pesquisa também revelou que muitos desconhecem o papel do dermatologista, mesmo que 86% saibam que ele trata doenças da pele. Apenas uma minoria mantém consultas regulares, apesar dos benefícios comprovados.

Como líder em cuidados com a pele, vemos o acesso à dermatologia como uma questão crítica de saúde pública. Precisamos democratizar o cuidado com a pele, compreendendo suas necessidades específicas e promovendo informação de qualidade”, destaca Hanane Saidi, da L’Oréal.

Metodologia

A metodologia da pesquisa, realizada em todas as regiões do país, garantiu uma visão abrangente das práticas dermatológicas da população brasileira. A SBD continuará sua missão com campanhas educativas e ações que visam ampliar o acesso e a qualidade do atendimento dermatológico no país.

Em parceria com organizações internacionais, a SBD inicia uma mobilização nacional para promover a valorização da dermatologia, lembrando que “Sua pele fala, só o dermatologista entende“. A campanha destaca a importância de hábitos preventivos e visitas regulares ao dermatologista, fundamentais para detectar precocemente doenças de pele.

A pesquisa será compilada em um dossiê detalhado pela SBD e L’Oréal, oferecendo novos insights sobre os hábitos dermatológicos no Brasil e orientando futuras políticas de saúde pública.

 

Compartilhe:

Leia Mais

Espaço Publicitário

Rolar para cima