Simpósio de Transplantes de Medula Óssea do Hupes-UFBA – Portal ComSaúde Bahia
Eventos
Foto:Divulgação
Simpósio de Transplantes de Medula Óssea do Hupes-UFBA
Por:Hupes/Ufba/Ebserh | 20/08/2024 às 17:49

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA), vinculado à Rede Ebserh, atingiu a marca de 500 transplantes de medula óssea realizados por meio do Serviço de Hematologia e Hemoterapia. Para comemorar essa marca será realizado, nos dias 22 e 23 de agosto, o “Simpósio de Transplante de Medula Óssea do Hupes-UFBA/Ebserh”, evento multiprofissional que possibilitará a discussão sobre as práticas assistenciais voltadas a pacientes transplantados e em programação de transplante de medula óssea (TMO).

“Além de disseminar o conhecimento científico para a equipe multiprofissional do hospital e comunidade externa, o evento tem o objetivo de ampliar a discussão das práticas assistenciais ao paciente transplantado pela equipe multiprofissional do Hupes, discutir indicadores assistenciais do serviço de transplante de medula óssea, e comemorar o número de transplantes realizados desde a implantação desse serviço no hospital”, informou Alessandro de Moura Almeida, coordenador do Transplante de Medula Óssea e presidente do Simpósio.

Programação
O evento acontecerá em formato presencial em dois momentos. O primeiro dia (22/08), durante a manhã, será destinado à confraternização com pacientes, no Anfiteatro do Hupes-UFBA. No segundo dia (23/08), durante a manhã e à tarde, na Biblioteca Universitária de Saúde, acontecerá o evento científico destinado a profissionais do hospital e comunidade externa, com a realização de palestras e mesas redondas.

Inscrições
Para fazer a inscrição, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores(as) e profissionais da saúde devem preencher o formulário no site até o dia 23 de agosto.

Referência em transplantes de medula
O Hupes-UFBA/Ebserh faz parte de uma rede de hospitais que realiza transplantes de medula óssea no país. Trata-se da única unidade de saúde da rede SUS ativa para a realização deste procedimento em adultos na Bahia, além de ser referência para tratamento de estados vizinhos. O serviço foi instituído no hospital em 2010.

O transplante de medula óssea auxilia no tratamento de mais de 80 doenças. Nos casos em que a medula óssea não pode ser retirada da própria pessoa, faz-se necessário a busca de doação. Cada irmã(o) de um(a) paciente tem 25% de chance de ser doador(a) totalmente compatível. Quando não é encontrada uma pessoa doadora entre familiares, pode-se fazer a busca no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Cadastro para doação de medula óssea
Para se cadastrar, é preciso procurar o hemocentro do seu estado e informar o interesse. Na Bahia, o cadastro pode ser feito presencialmente na Fundação Hemoba. A pessoa doadora deve ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença transmissível pelo sangue ou incapacitante, fazer um cadastro com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue com 5ml para testes de compatibilidade.

 

Mais Informações