O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, inaugurado pela Prefeitura de Salvador em setembro de 2023, conta com serviço médico clínico e em psiquiatria, atendimento multiprofissional em saúde com assistente social, psicólogos, farmacêutica, enfermeiro e técnicos de enfermagem, além do atendimento administrativo.
O equipamento é gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 1.310 atendimentos até 23 de janeiro, para as 406 pessoas cadastradas nos serviços, registrando uma média de 600 atendimentos por mês.
A equipe está qualificada para atender pessoas LGBT+, com 18 anos ou mais, munícipes de Salvador, que necessitem de abordagens relacionadas à atenção integral à saúde de pessoas trans e travestis, incluindo acompanhamento para hormonização e/ou assistência a pessoas LGBT+ com sofrimento psíquico moderado e/ou clínica e psiquiátrica e/ou atenção à saúde sexual e reprodutiva com foco na prevenção combinada ao HIV e na detecção precoce dos cânceres de mama e útero.
“O Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+ é um marco dessa gestão, e um orgulho para a nossa cidade, sendo um equipamento público de grande relevância, pois vem promovendo e garantindo serviços de qualidade, assegurando o cuidado especializado em saúde que essa população tanto necessita. Os números de atendimento expressam a relevância e o alcance que tem”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.
Atendimentos
O acesso aos serviços do ambulatório ocorre por meio do acolhimento por demanda espontânea e referenciada dos serviços de saúde e socioassistenciais.
A unidade está localizada no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com acolhimento de novos pacientes às terças e quintas-feira.