Os novos membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia foram empossados na manhã desta quinta-feira (20), em reunião ordinária realizada no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador. Entre eles, estava presente à cerimônia Rodrigo Alves, que assumiu o cargo de gestor de Saúde da capital baiana no último dia 10 de fevereiro.
Além das boas-vindas aos novos membros e secretários, a reunião debateu diversos temas de interesses dos municípios, como assistência farmacêutica, imunização, combate às arboviroses e cofinanciamento da Atenção Primária.
Nos últimos dias 14 e 19, Rodrigo Alves também já havia participado de encontros na Comissão Intergestores Regional – CIR e Conselho de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS, que são fóruns interfederativos de discussão, pactuação e deliberação entre os municípios para definição de estratégias e organização da rede SUS.
O secretário de Salvador enalteceu a política de saúde do Brasil e reconheceu os desafios à frente da pasta. “Estou extremamente honrado em assumir a missão de conduzir a secretaria de Saúde da quinta capital mais populosa do Brasil. Mas, tenho a consciência do tamanho da minha reponsabilidade. O SUS é umas das maiores conquistas da democracia brasileira, que também se consolidou ao longo dos anos como o maior e um dos mais complexos sistemas públicos de saúde do mundo. Temos um longo caminho a percorrer, mas muito orgulho do fizemos até aqui”, destacou em seu primeiro discurso como membro do COSEMS.
O gestor de Salvador também se colocou à serviço da população e à disposição dos 416 colegas baianos. “Acredito que nossos esforços só serão efetivos se trabalharmos unidos em busca do mesmo objetivo, que é a excelência dos serviços ofertados e a assistência total à população. Reforço aqui meu comprometimento com a saúde de Salvador e destaco a importância desses nossos encontros, para que cada vez mais estreitemos os laços pensando no bem maior, que é o cuidado com as pessoas. Me coloco à disposição de vocês para troca de experiências e também para aprender”, finalizou.
A secretária do Estado, Roberta Santana, destacou no discurso de posse que a vinda de novos participantes para o comitê gestor tem o papel de reforçar o debate e fortalecer o Sistema Único de Saúde.
“A reunião da CIB é o principal fórum de interlocução na saúde entre o estado e os municípios, e todos nós somos agentes importantes nesse processo de construção. Por isso, andaremos de mãos dadas para melhorar o atendimento e assistência à população”, afirmou a secretária.